Nesta segunda-feira (21), a região central da Itália registrou pequenos terremotos que assustaram os moradores locais.
Um tremor de 2,9 graus de magnitude foi sentido na região da Úmbria por volta das 14h51 (9h51 no horário da Brasília). Já o epicentro ocorreu próximo a Preci, em Perúgia, a 10 quilômetros de profundidade.
Apesar disso, o sismo foi sentido em várias cidades de diversas regiões, incluindo Norcia, Ussita e Visso, comunas durante afetadas por terremotos em 2016. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o tremor de hoje foi “mais forte do que as registradas ultimamente”, mas “não é alarmante”.
“A atenção sobre a atividade sísmica continua alta no centro da Itália, que nos últimos meses foi afetado por terremotos bem mais intensos e com consequências, infelizmente, dramáticas”, disse em nota o INGV.
Arquata de Tronto, cidade localizada na província de Ascoli Piceno destruída pelos tremores de 24 de agosto do ano passado, registrou, também, um tremor de 2,3 graus às 5h37 (00h37 na hora de Brasília).
O sismo foi sentido em toda a área afetada pelos terremotos do ano passado, incluindo Amatrice, Norcia e Accumoli.
Também sentido no Norte do país, um terremoto de 2,3 graus na escala Richter, considerado de baixa intensidade, assustou os moradores da região de Florença, na Itália, na madrugada desta segunda-feira (21).
Segundo os dados apresentados pelo INGV, o tremor ocorreu às 3h36 (22h36 no horário de Brasília) com epicentro em Tavarnelle Val di Pesa a uma profundidade de oito quilômetros. Apesar de durar cerca de 20 segundos, o sismo não causou danos. (ANSA)