A competição será realizada a partir de 1° de outubro na cidade de Alba
No objetivo de conquistar o Bocuse d’Or, o maior prêmio de alta gastronomia do mundo, a Itália realizará uma competição nacional para selecionar o chef que representará o país no torneio em 2018.
Entre os participantes estão quatro jovens talentosos: Giuseppe Raciti; Roberta Zulian; Martino Ruggeri e Paolo Griffa, que atualmente trabalham na França.
Os cozinheiros vão seguir as regras do concurso oficial e terão que apresentar dois pratos, a serem preparados em 5h35min.
A equipe contará com: um treinador, assistência técnica e psicológica, que será de responsabilidade da “Accademia Bocuse d’Or Italia”, organização que tem como objetivo dar suporte aos chefes italianos empenhados em conquistar o Bocuse d’Or. Localizada em Alba, a Accademia é presidida pelo chef Enrico Crippa e dirigida por Luciano Tona, único cozinheiro italiano que chegou próximo ao pódio na competição mundial.
“Esperamos o máximo de reconhecimento porque a Itália merece, e a Accademia trabalhará para esse objetivo”, disse Crippa.
A cidade de Turim, receberá os chefes europeus em junho de 2018 em vista da final mundial de 2019, realizada tradicionalmente em Lyon, na França. “Abrigar a equipe europeia nos dá a vantagem de impor aos 20 países concorrentes ingredientes típidos do Piemonte, como queijo roquefort, arroz e a carne bovina”, afirmou Antonella Parigi, assessora regional de Turismo.