Nem só de vinho vive o Belpaese. Cada vez mais, drinques italianos vêm ganhando o paladar dos brasileiros e se tornaram a aposta de bares e restaurantes. Baseadas em bebidas clássicas da Itália, imprimem o ‘italian soul’, aquele jeito do italiano curtir a vida, sempre servido de boa comida e bebida. Dos clássicos aos mais criativos, há espaço para todos nas mesas.
Na Praça São Lourenço, que une a culinária aos sabores do forno a lenha, o barman Vinicius Dias revela que o Negroni e o Aperol Spritz são os drinques ‘mais pedidos’.
— Sugiro o Negroni, à base de Gin, Campari e Vermouth, para acompanhar, por exemplo, uma tábua de aperitivos ibéricos. Já o Aperol, por ser leve e refrescante, pode acompanhar um Tartar de Caranguejo — sugere.
Thamer Lima, barman do Marakuthai — o restaurante da premiada chef Renata Vanzetto — une a Espanha e a Itália na mesma receita, com a sangria e o limoncello, ícones de cada um dos países, em uma bebida especial.
— Por se tratar de um drinque refrescante e com sabor exótico e frutado, acredito que vai bem com a Caldeirada servida por camarão e lula no molho de leite de coco com toque de tomate e limão. Além disso, é uma ótima pedida para compartilhar, uma vez que é servido em jarra — explica Lima.
No Alucci Alucci, o Bellini Lichia é a estrela. Como a casa só abre para o jantar, o tradicional Bellini italiano ganhou uma versão diferente, preparada com creme de lichia e espumante brutrosé. O barman Fabiano Takashashi ainda acrescenta espuma da mesma fruta. A bebida é uma das campeãs de vendas do restaurante, que também serve o Negroni clássico.
Caipirinha de limoncello faz sucesso
No Zena, bebidas à base de limoncello têm destaque. A garrafa é produzida por um dos sócios da casa, Dudu Pereira. Os drinques são Caipicello (caipirinha de limoncello com três limões); CelloSoda (limoncello com tônica e rodela de limão siciliano); Sgroppino (sorvete de limão siciliano, espumante e limoncello); e Andolini de limoncello (vinho branco, água com gás e limoncello). Todos fazem sucesso tanto na Happy Hour como no jantar.
Já no Bar Número, o Mestre Derivan indica um drinque que tem a Itália em cada um dos ingredientes: o Cocktail Ischia.Para a criação, Derivan foi buscar inspiração na região oeste do país, um local em que a água tem um simbolismo muito presente, não só por ser uma ilha, mas também por ter várias termas em seu pequeno território.
— Os ingredientes foram aparecendo como aquilo que a Itália deu ao mundo. Temos a grappa, de sabor único, que nos remete facilmente à terra da Bota, e o vermute com seu doce amargo. Usamos uma lenda italiana de contos literários, que diz que “quem bebe Strega junto nunca se separa”. Unimos a grappa e o vermute ao Strega, que simboliza o amor. Para finalizar, uma infusão de flor margarida com a água Panna para remeter à leveza e aos perfumes dos campos italianos — finaliza o barman.
Bebidas como spritz, grappa, Bellini e limoncello têm feito sucesso tanto no happy hour quanto no jantar
Sabor italiano
O barman Mozart Amorim e o maître e sommerlier Francisco Freitas, do Terraço Itália, apresentam com exclusividade para a Comunità um drinque que harmoniza com Capreseno Palito.
Caravaggio
Ingredientes
40 ml grappa italiana
40 ml Luxardo Maraschino
40 ml polpa de maracujá
20 ml xarope de açúcar
Seis gotas de pimenta
Modo de preparo: Batido na coqueteleira, é servido em taça de Martini refrigerada.
Decoração: Cortes de pimenta e sementes de maracujá
Serviço
Alucci Alucci:
Rua Vitório Fasano, 35 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Tel: (11) 3086 1252
Bar Número:
Rua da Consolação, 3585 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3061-3995
Marakuthai São Paulo: Alameda Itu, 1.618, Jardins – São Paulo – SP
Tel. (11) 3062-7556 / 3061-1015
Praça São Lourenço:
Rua Casa do Ator, 608, Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. (11) 3053-9300
Terraço Itália: Av. Ipiranga, 344 – República, São Paulo – SP
Tel.:(11) 2189-2929
Zena: Rua Peixoto Gomide, 1901 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Tel.: (11) 3081-2158