Sérgio Zanotti, que foi sequestrado em 2016, por grupos ligados a al-Qaeda, reapareceu em um vídeo divulgado na quarta feira (24). Aparentemente, gravado no inicio do mês de maio, mas disponibilizado apenas agora em um canal do YouTube, por um usuário intulado de Abu Jihad, ele diz: “Hoje é dia primeiro de maio. Me chamo Sergio Zanotti. Este é o segundo chamado que me deixam fazer.”. O vídeo gravado em uma sala com Zanotti ajoelhado e de barba longa, tem 12 segundos e para nesse momento. O promotor de Roma afirmou que as imagens passaram na análise dos investigadores ROS (Grupo de Operações Especiais da Itália).
Entenda o caso
Em novembro do ano passado, foi divulgado um vídeo, pelo portal russo ‘News Font’ que mostra Sérgio Zanotti, ajoelhado e segurando um cartaz com a data 15 de novembro de 2016. Na gravção ele afirmava estar encarcerado havia 7 meses e pedia a intervenção do governo italiano para que não houvesse uma “eventual execução”, atrás dele um homem encapuzado, estava com fuzil. Na época o governo italiano afirmou que já sabia da existência do material há alguns dias e que já vinha investigando o caso. Em uma foto obtida pelo portal, é possivel ver o passaporte do empresário, nascido em Marona, na provincía de Brescia, nos anos 60.
O que se sabia até o momento sobre o seu desaparecimento é que ele havia viajado para Turquia e que de lá, em abril, não mandou mais notícias. O sequestro, assumido por grupos jihadistas como terrorismo, já dura 13 meses.