Comunità Italiana

Italiano vence Medalha Fields, o ‘Nobel’ da matemática

Alessio Figalli, vincitore della medaglia Fields, il maggiore riconoscimento mondiale per la matematica, pari al Nobel, Roma, 1 agosto 2018. Figalli, 34 anni, ha studiato nella Scuola Normale di Pis e dal 2016 è docente al Politecnico di Zurigo e, dopo 44 anni, è il secondo italiano a ricevere questo premio, istituito nel 1936 e assegnato dall'Unione Matematica Internazionale. WEB/ WIKIPEDIA +++ ATTENZIONE LA FOTO NON PUO? ESSERE PUBBLICATA O RIPRODOTTA SENZA L?AUTORIZZAZIONE DELLA FONTE DI ORIGINE CUI SI RINVIA +++ ++ HO - NO SALES, EDITORIAL USE ONLY ++

 

O italiano Alessio Figalli, de 34 anos, venceu nesta quarta-feira (1), no Rio de Janeiro, a Medalha Fields, considerada o “Prêmio Nobel da Matemática”.

Figalli estudou em Pisa, na região central da Itália, e é desde 2016 professor do Politécnico de Zurique, na Suíça. “Este prêmio me dá muita alegria, é algo tão grande que eu acho difícil de acreditar que eu tenha recebido. É um grande estímulo para o futuro e me motivará a continuar trabalhando em meus setores de pesquisa para tentar produzir estudos do mais alto nível”, disse Figalli em entrevista à ANSA.

A premiação foi criada em 1936 e Figalli é o segundo italiano a receber a honraria. Em 1974, o matemático Enrico Bombieri foi condecorado com a Medalha Fields.

O prêmio é concedido a cada quatro anos pela União Internacional da Matemática (IMU), que é a organizadora do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM). Nesta edição, o Rio de Janeiro está sendo a cidade sede e o evento ocorre até o dia 9.

 

(ANSA)