Entidade cobrou ação do governo para combater cópias
A Itália move há anos uma batalha mundial contra cópias no exterior de ícones de sua gastronomia, como o queijo parmesão, mas esse fenômeno atingiu novos patamares com o surgimento de estabelecimentos que imitam bares, restaurantes e confeitarias históricas do Belpaese.
Na semana passada, a Federação Italiana dos Negócios Públicos (Fipe) descobriu na Coreia do Sul uma loja de doces chamada Pasticceria Giorgio, nome de uma tradicional confeitaria de Florença. Segundo a entidade, a casa é uma cópia total da loja fiorentina, “com exceção da qualidade dos produtos”.
A mesma coisa aconteceu com o restaurante Il Santo Bevitore, também na capital toscana, que já foi copiado ao menos cinco vezes, em lugares que vão de Tóquio a Nova York. As imitações reproduzem até aspectos como decoração e logotipo dos restaurantes.
“Trata-se de um ataque que deve ser bloqueado na sua origem”, disse o vice-presidente da Fipe, Aldo Cursano. “O governo precisa se fazer ouvir e se tornar um artífice contra esse verdadeiro furto de propriedade intelectual”, acrescentou.
Segundo Cursano, o setor de restaurantes “não pode mais permitir que marcas italianas sejam usadas de forma imprópria no exterior”. O vice-presidente da Fipe ressaltou que pretende utilizar a rede de câmaras de comércio italianas para ajudar donos de restaurantes a descobrir outros casos de plágio. (ANSA)