As localidades mais afetadas neste momento são Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Nova Santa Rita e São Jerônimo. A população local está recebendo apoio da Defesa Civil, assim como outros municípios também atingidos. Estão sendo distribuídas telhas, lonas, cestas básicas e kits de higiene. Ao todo, 2.360 famílias estão desalojadas e 1.410, desabrigadas. Mais de 31 mil residências foram atingidas.
Um temporal com chuva forte, rajadas de vento de até 130 quilômetros por hora (Km/h) e queda de granizo atingiu o estado no fim da noite de quarta (14) e na madrugada de hoje. Três pessoas morreram e foram registradas quedas de árvores e de postes de energia elétrica em praticamente todas as regiões gaúchas. Segundo as concessionárias responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no estado, mais de 500 mil pessoas ficaram sem luz por conta da chuva.
Nesta quinta-feira, o Ministério da Integração Nacional reconheceu o estado de emergência em 26 municípios gaúchos. Técnicos do ministério estão no estado para auxiliar no levantamento de danos.(EBC)