Foi inaugurada nesta terça-feira (28) a nova fábrica da Jeep, marca pertencente ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Goiana, Pernambuco. A cerimônia contou com a presença da presidente Dilma Rousseff.
A unidade será o principal polo de produção da Jeep na América Latina e fabricará, entre outros, o Renegade, modelo que chega para disputar espaço no concorrido mercado de SUVs compactos no Brasil.
“O investimento da Fiat Chrysler em Pernambuco confirma os estreitos e antigos laços com o Brasil. À relevância dessa importante fábrica nos planos industriais globais da nova Fiat, gostaria de acrescentar o impacto positivo que, estou certo, ela terá no estado”, declarou o Embaixador da Itália no país, Raffaele Trombetta.
A nova unidade da Jeep é resultado de investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões e integra o maior e mais moderno complexo industrial da FCA no mundo, o polo automotivo de Goiana. Além da montadora, o parque reunirá diversos fornecedores que atuam no setor, como Magneti Marelli, Pirelli e Saint-Goibain.
Até o final do ano, o polo vai empregar 9 mil pessoas, sendo 3,3 mil delas na fábrica da Jeep, que também é dotada de 700 robôs e ocupa uma área de 260 mil m². Sua capacidade de produção é de 250 mil veículos por ano, podendo fazer até três modelos diferentes.
“Em toda a minha experiência ao redor do mundo, é aqui que eu vi se realizar a maior revolução. Amo o Brasil e me sinto até um pouco brasileiro. Hoje não celebramos um polo industrial, uma marca ou um produto, celebramos o espírito de Pernambuco e do seu povo. Sem eles, o nosso projeto, por mais ambicioso que fosse, não teria sido bem sucedido”, declarou o CEO da FCA, Sergio Marchionne.
O presidente do grupo, John Elkann, também esteve presente na inauguração e falou em levar a Jeep a um nível de crescimento jamais visto em sua história, tendo a fábrica de Goiana como ponto de partida. “Agradeço ao presidente John Elkann e a Sergio Marchionne pela escolha estratégica de investir no Brasil. A nova fábrica de Goiana, a mais moderna do grupo FCA no mundo, é um investimento estratégico para o estado de Pernambuco e todo o Nordeste”, declarou Dilma Rousseff. (ANSA)