Casal usa a internet e técnicas de marketing como solução para o evento matrimonial
O convite pré-nupcial anuncia: “somos dois jovens, uma casa comprada, fi lhos a seguir e pouco dinheiro, mas com tanta vontade de casar! Então, criamos este blog para encontrar anunciantes que desejem oferecer benefícios e descontos para o nosso casamento em troca de publicidade”. Agora, com a Itália se sensibilizando com os desejos dos dois pombinhos milaneses, a mensagem, antes restrita a poucos conhecidos, ganha uma dimensão capaz de tirar o sono dos noivos. A oferta começa a superara demanda e as expectativas superam as previsões simples do início da ideia de “sensibilizar” os comerciantes do quintal de casa. Floristas, banqueteiros, agências de viagens, joalheiros, locadores de automóveis, rede de hotelaria, enfim, toda a indústria que gira ao redor da celebração de um matrimônio entra em alerta para as consequências mediáticas de uma original iniciativa desta versão de um casamento à italiana.
Um casamento em Milão não sai por menos de seis mil euros, entre flores, filmageme fotografi a, aluguéis de roupas e de carro, da igreja, de um salão de festa, com direito a banquete com chefes de certonível, e uma viagem de lua de mel. Isso com uma avaliação muito por baixo, levando em conta que a média é da ordem de 27 a 30 mil euros. Um sonho, em temposde crise, ao alcance de poucos casais quetrabalham e economizam cada centavo para dar uma bela festa no dia do fatídico “sim”, no altar da paróquia mais próxima. Mas a criatividade e o pragmatismo de um casal de “Promessi Sposi” estão revolucionando e indicando novas estratégias para não renunciar ao sonho. Eles convidaram para o matrimônio, ou melhor, incorporaram à celebração da união, a publicidade.
Sem a menor cerimônia, Elisa e Walt, dois jovens de 26 anos, abriram um blog onde dividem a felicidade do casamento dando a oportunidade aos comerciantes locais de fazerem uma veiculação no site do casal e durante o evento, em troca de exposiçãojunto aos convidados e visitantes da página virtual. A ideia nasceu nos Estados Unidos, ganhou força na França, mas apenas agora recebe a merecida atenção na Itália. O blog (misposoconlosponsor.blogspot.com) foi aberto em cinco minutose o “boca a boca”, real ou virtual, através de comunidades como Facebook, se encarregou de espalhar a notícia, que ganhou os jornais e deu visibilidade aosdois pombinhos em apuros.
— Queríamos um casamento barato, consultando a internet achei o exemplo americano através de um artigo, a minha primeira reação foi de dar gargalhadas, a segunda foi questionar-me, por que não?!— , conta Elisa.
Em menos de 15 dias, mais de mil pessoas visitaram o site e os comerciantes,mais ou menos sensíveis, apareceram para pegar carona na fama e propor serviços, gratuitos ou com grandes descontos.O joalheiro já ofereceu as alianças a preçoabaixo daquele praticado no mercado e vai emprestar um colar precioso para a noiva.Tudo ao melhor estilo de Hollywood em noite de Oscar, com os estilistas que disputam as divas que desfi lam as suas criações diante dos fotógrafos e cinegrafitas. Guardando as devidas proporções e levando em conta que Walt não é um galã, como Johnny Depp, e Elisa não é umamusa das telas do cinema, o custo-benefícioé muito interessante.
Ele, Walt Zecca, está se formando na Universidade Católica de Milão em economia e, de noite, trabalha como barmannuma discoteca. Ela, Elisa Di Cristofano, é mãe de uma fi lha de 7 anos e é funcionária administrativa. Os dois, sem a ajuda da família – caso raro na Itália – compraram uma casa com financiamento em Mediglia, município na grande Milão, com apenas 12 mil residências. Juntos, com a repercussão do caso, se preparam já para rever os planos de casamento. Uma doceira, um restaurante euma cabeleireira já promovem os seus serviçose produtos no site do casal.
E se a ideia era fazer uma festa para não mais de 60 convidados num oratório perto de casa, agora a dupla pensa em aumentaro número dos comensais e, como consequência da “descoberta” do matrimônio solidário, ou, sustentável, dar uma incrementada no blog e transformá-lo, quem sabe, num ponto de referência paraquem se encontra na mesma situação.
— Esperamos com este exemplo ajudar outros casais em difi culdade —, diz Walt Zecca. Em tempo, o casamento estámarcado, pelo menos a cerimônia civil, para o dia 18 de junho. Até lá, os noivos vão ter tempo de sobra para selecionar as melhores ofertas para o casamento dos sonhos.Mas os direitos de “meter” as mãos na união de Elisa e Walt, dando aquela ajudazinha,terminam no momento do “sim”.Depois, sabe-se que em briga de marido emulher não se mete a colher.