Curitiba sediou, neste final de semana, a 15ª edição dos Jogos da Juventude Ítalo-Brasileira. A competição, promovida pela instituição denominada Comitê Olímpico Italiano no Brasil, envolveu dezenas de crianças de 11 a 14 anos dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, que participaram de disputas nas modalidades de natação, atletismo e futebol.
Os jogos foram realizados no Centro Universitário Positivo – UnicenP. Para participar da fase nacional não era necessário ter descendência italiana, mas para disputar a fase final o competidor precisará comprovar que possui ao menos um familiar italiano.
A disputa, que tem o objetivo de integrar as gerações mais novas de descendentes de italianos, aconteceu simultaneamente nos 14 países com maior presença de comunidades italianas no mundo. No mês de maio, os finalistas de cada país nas modalidades de natação e atletismo disputarão a fase final na Itália, com as despesas de delegação pagas pelo Comitato Olímpico Nazionale Italiano.
O evento contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Paraná Esporte e da Prefeitura de Curitiba.