Rapaz que treina natação salvou uma criança na praia de Sabaudia
Valerio Catoia, um jovem atleta com down de 17 anos tomava banho de mar nesta sexta feira (14) junto com sua irmã e do pai, quando os três ouviram pedidos de socorro.
“No começo pensamos que era uma brincadeira. Levou alguns segundos para percebermos que eram duas meninas que estavam se afogando”, disse o pai. “Chegamos perto delas. Valerio pegou uma delas, colocou no ombro virada para cima e foi em direção à praia”.
Segundo o seu treinador, Roberto Cavana, Valerio já garantiu a medalha de prata nos 50 metros livre e o quinto lugar nos 50 metros costas no Campeonato Nacional de Natação da Federação Italiana de Esportes para Pessoas com Deficiência Intelectual (Fisdir).
“Estamos orgulhosos dele. Com coragem e abnegação ele se jogou no mar para salvar uma criança”, disse Luca Pancalli, presidente do Comitê Paraolímpico italiano.
“Esta é uma das muitas histórias extraordinárias com atletas paraolímpicos protagonistas, muitas vezes capaz de grandes ações éticas e de valor social. Valério Catoia fez um gesto exemplar que confirma quão importante é ser campeão no esporte e na vida”, finalizou Pancalli.