Comunità Italiana

la gente, il posto

Esculturas de luz em Salerno
A Itália é cheia de lugares interessantes para se visitar no Natal. Bolzano e Merano são famosas pelos mercadinhos natalinos. Nápoles é famosa pelas inúmeras lojinhas que vendem peças para presépios. E Salerno, com uma iniciativa que completa quase uma década, ficou conhecida pela iluminação natalina de sonhos. Chama-se Luci d’artista. A iluminação está presente em diversos pontos da cidade: ruas, praças, parques. Não pense que se trate da comum iluminação de Natal, com luzinhas e árvores. É muito mais. São verdadeiras “esculturas” de luz. Este ano, além da decoração de anos anteriores, conta com outras novidades: a Villa Comunale vai ter como tema as fábulas de Cinderela e Peter Pan. O corso Vittorio Emanuele terá como tema a aurora boreal. E outras surpresas. Uma grande festa para os olhos.

 

 

 

 

A árvore mágica
O Natal está chegando. Há quem goste do clima mágico da data, da decoração iluminada, das canções natalinas. Deste lado do Equador,  mais perto da casa do Papai Noel, que vive na Lapônia, a decoração fica ainda mais mágica, principalmente onde há neve. A cidade iluminada, as grandes árvores decorando as praças, tudo nos faz ver o mundo com olhos de criança, nos recordando como era belo o Natal quando éramos crianças.
Já os detratores do Natal que pensam em como tudo ficou muito materializado, que as festas de final de ano provocam um consumismo ainda maior. Muitos ficam preocupados com os presentes que têm que ser comprados. O que compro para fulano? E para beltrano? Vivem a época com se fosse uma obrigação. Mas o brasileiro é criativo e para resolver a questão de tantos presentes, algumas famílias optam pelo amigo secreto.
Sou do tipo sentimental, e, portanto, acabo curtindo a chegada da festa, contando os dias. Gosto das árvores, da iluminação, do presépio nas igrejas. Na escolinha de meus filhos, no maternal, nos dias que precedem a data, cada pai deve trazer uma história de família para ser lida na classe pela professora.
Para mim Natal é sinônimo de renovação da esperança. Nunca vou me esquecer de uma árvore enorme, colocada na Galleria Umberto Primo, em Nápoles. Nessa árvore, todos podem pendurar cartinhas dirigidas a Papai Noel. Fiquei um tempão lendo algumas das cartinhas de crianças e adultos. Uma pessoa pedia que a namorada fizesse as pazes. Outra queria um bilhete de avião para o Brasil. Uma cartinha contava que, depois de um ano terrível, queria somente um ano melhor. Lendo essas cartinhas de pessoas que, de certa forma, ainda acreditam em Papai Noel, não há como não se emocionar com a esperança que se renova a cada ano.
O ano de 2014 foi repleto de dificuldades, guerras, doenças e notícias tristes no mundo. Querido senhor barbudo, de coração enorme: traga um pouco de paz e saúde a todos em 2015!