Cavallino Matto
A França tem a Eurodisney. E a Toscana, em versão bem mais simples e menor, o Cavallino Matto, ou “cavalinho louco”: é um parque de diversões pequeno, mas muito apreciado pelas crianças. Fica no meio de um bosque cheio de pinheiros. Há atrações educativas, como os carrinhos onde os pequenos podem aprender as leis do trânsito. Há atrações aquáticas, onde todos ficam bem molhados. Para quem curte adrenalina, tem também montanhas-russas simpáticas, como a do ratinho que entra no queijo. E a grande vantagem: não fica muito longe da praia da graciosa cidadezinha de Castagneto Carducci.
Roma e os atrasildos
O mundo é dividido entre os atrasados e os adiantados. Afinal, como é difícil prever o trânsito das cidades grandes, a um compromisso se chega atrasado ou adiantado. Faço parte dos adiantados, que, na minha percepção, são minoria.
Culpa de meu pai. Sempre rígido com os horários, quando saíamos para jantar, ele dizia: “Saímos às oito”. Já às sete e meia em ponto aparecia no quarto dos filhos para ver em que ponto estávamos. Se alguém estava em marcha lenta, ele já ia dando bronca. Ai de quem não estivesse pronto às 7:45, que para ele era equivalente às oito! Ele corria para apertar o botão do elevador com sua famosa frase, com eco e tudo: “Tchau pra quem ficacacacaca!!!”
Pois é. Assim fui criada e assim sou hoje. Chego 15 minutos adiantada a qualquer compromisso. Calculo direitinho a demora do ônibus, o trânsito, tudo. Assim, acabo chegando sempre uns 15 minutos antes. Ou seja, se a pessoa chega na hora exata, para mim parece que já está atrasada!!!
Sem querer generalizar, romanos são famosos (e cariocas também) pelo atraso. É comum um pequeno atraso, e a desculpa é sempre a mesma: o ônibus demorou, o trânsito estava infernal, ou tinha uma manifestação política dificultando a locomoção. Desculpas esfarrapadas.
Uma forma de me aquietar enquanto espero alguém é levar um livro para ler. Tento controlar minha irritação quando alguém chega atrasado. Mesmo assim, para mim, parece pouco caso, falta de respeito. Uma de minhas grandes amigas tem esse defeitozinho do atraso. Resolvemos a questão pacificamente: cansada de ficar esperando na frente do cinema ou de um restaurante, ela vem sempre em casa me buscar.
O atraso é a regra em Roma. Ultimamente, resolvi fazer um curso de Pilates perto de casa. Toda vez a professora chegava 15 minutos atrasada. E todos esperavam na sala, pacientemente. Os atrasos foram aumentando e a última vez que fui, passou de meia hora. Os alunos esperavam com toda a calma. Só eu fiquei nervosa. Uma das alunas comentou, tranquila: “Ah, é o signo dela. Com esse signo, não tem como chegar na hora!”
Não sei se fiquei mais indignada pelo comentário da aluna ou pelo atraso da professora. Só sei que me levantei e fui embora. Aproveitei o atraso para trocar o Pilates por uma atividade que me diverte mais: o sapateado. Afinal, apesar da minha qualidade de ser pontual, meu defeito é ter pavio curto. Será o meu signo zodiacal?