la gente, il posto 23_11_2015
Madame e Cartoon
Eu me sentia um pouco órfã, depois que o mais charmoso cabeleireiro para crianças, Biancaneve e i sette nani fechou, alguns anos atrás. Qual foi minha felicidade quando descobri que tinha um novo cabeleireiro para crianças em Roma, perto da praça Cavour: Madame e Cartoon. Aqui, os pequenos podem brincar com carrinhos, dinossauros, ler livros infantis enquanto esperam sua vez e, depois, fazerem um corte assistindo ao seu filme preferido. Se o comportamento for bom, ganha até uma balinha. O local é conveniente também para a mãe, pois, além da sala principal, tem uma sala somente para mulheres (mães ou não) que querem dar uma melhorada no look.
As calçadas coloridas de Roma
Imagino que quase todos conheçam o filme Mary Poppins, de 1964, com Julie Andrews e Dick Van Dyke. Mary Poppins é o sonho de toda criança (e de seus pais): uma babá que sabe divertir como ninguém. Ela é cheia de truques e poderes mágicos e chega do céu com seu insólito guarda-chuva. Tem uma bolsa de onde sai praticamente tudo que uma pessoa possa imaginar, sabe guardar tudo no lugar em um piscar de olhos e cuida das crianças com carinho, mas não abdica de disciplina. Tudo é cheio de música e poesia, até o simples ato de tomar remédio. Outro personagem famoso do filme é seu amigo Bert, que faz um pouco de tudo: é músico de rua e, numa certa cena famosa do filme, também é artista gráfico, desenhando no chão com giz na frente de um parque. Numa das cenas mais sublimes, Mary Poppins Bert e as duas crianças de quem ela cuida entram em um desenho.
Bom, em Roma existe uma espécie de alma gêmea do Bert. Ele se chama Italo Vegliante, e é conhecido pelo bairro Prati, por desenhar com giz pelas calcadas: sóis, luas, flores, círculos. Tem um bar por perto? Ítalo desenha na calçada um cappuccino e com uma flecha indica o caminho para o bar. Um ótico na esquina? Ítalo desenha um par de óculos no chão, e assim vai decorando as calçadas na cidade até que a próxima chuva leve a brincadeira embora.
Se você tiver sorte, passando pelas redondezas do metrô Ottaviano, em Roma, a estação mais próxima do Vaticano, entre o Viale Giulio Cesare e a Piazza Risorgimento, você pode esbarrar num homem magro, alto e de boné, que caminha rapidamente. É ele o famoso Italo Vegliante, o Bert de Roma. Como um gato, tem várias vidas, de guitarrista a ator. Hoje, caminha com uma sacola que traz seus instrumentos de trabalho: giz de todas as cores. É sempre um enigma quando ele vai aparecer. Não se sabe a que horas e em que estação, se bem cedinho ou no meio do dia. Só uma coisa é certa: o bairro fica muito mais bonito e divertido com ele por perto.