Comunità Italiana

La gente, il posto

Frontoni

{mosimage}Pizza é uma das paixões que unem brasileiros e italianos. Ositalianos, além da pizza, adoram a pizza ripiena, ou seja, recheada.É simples: entre duas fatias de focaccia, um pão quadrado que lembra a pizza, colocam-se os mais diversos ingredientes: mortadela, mozzarella, verduras, escolhendo o que bem entender. Durante a estação dos figos, que começa entre o final da primavera e o início do verão, a pizza ripiena também existe na versão presunto cru com figos: uma das coisas mais deliciosasna face da terra.

Um dos lugares para se saborear esta delícia é no bar-restaurante Frontoni,no bairro de Trastevere, na Via San Francesco a Ripa 28, aberto há 90 aninhos. Mas no Frontoni, eles não se limitam afazer pizza e pizza recheada. Eles também servem saladas, pratos de verdura, pratos de massa e de carnes. Um ótimo lugar para almoçarem meio a romanos e turistas.

La morte sua

Os italianos têm uma linguagem colorida, engraçada, cheia de expressões divertidas. Uma delas, muito usada, é a expressão“la morte sua”. Diz-se quando uma combinação é fatal, a melhor possível, o crème de la crème, o auge do sublime.

Usa-se principalmente o termo para combinações culinárias. Por exemplo, morango é bom, mas morango com chantilly (fragole con la panna) é …la morte sua. O molho amatriciana, feito com tomate,pancetta (espécie de bacon) e queijo pecorino é saboroso, mas se colocadosobre a massa bucatini, pasta longa gordinha com o furinhodentro é la morte sua.

Em junho, começa o período dos figos. Fruto delicioso. Mas figo compresunto cru o que é, o que é? Ora, la morte sua! Em algumas lanchonetes de Roma, eles colocam num pãocom focaccia umas fatias de presunto cru e espalmam uma camada defi gos maduros, docinhos. Bom demais,pena que por pouco tempo durante o ano, somente durante a temporada dos figos…

E a expressão continua, vale para as mais diversas combinações,como por exemplo, queijo e pera (diz outro ditado italiano: “al contadino non far sapere quanto è buono il formaggio con le pere”). Outra combinação de lamber os beiços: radicchio (chicória vermelha) com gorgonzola, usado como molho de massa, ou como tipode pizza.

Vinho na Itália é bom demais – mesmo uma garrafa de cinco euros pode ser excelente, de ótima qualidade. Mas se o jantar em questão é uma pizza, então, deixe de lado o vinho e peça uma cervejinha gelada para acompanhar, afinal, pizza com cerveja é …la morte sua!

Perguntando aos italianos sobre a origem da expressão, as versões são parecidas, divergindo ligeiramente. Alguns dizem que deriva da “melhor morte possível”, como morrer dormindo, a morte ideal. Outros dizem que “a morte sua” vem como situação defi nitiva, além da qual não dá para ultrapassar, como a morte. Outra explicação é quea combinação é tão gostosa, que é destinada a acabar de pressa, de tão boa! Ou seja, destinada a morrer, se extinguir. Etimologia à parte,a expressão é tão popular que não dá para pensar emfalar sobre “casamentos” de ingredientes culináriossem usá-la.

Podemos transferir a expressão e sua ideia para terra brasilis e pensar quais combinações são fatais, sublimes na culinária no Brasil. A primeira que me vem em mente, euque estou há um ano e meio sem visitar a terrinhae, portanto, com saudade exacerbada, é goiabada com requeijão! Quer coisa melhor para representar “la morte sua” brasileira?