Rieti, umbigo da Itália
Você sabe exatamente onde fica o centro da Itália? Ora, elementar, meu caro Watson. Na simpática cidadezinha de Rieti, famosa também pela sua montanha nos arredores, o monte Terminillo, cujo cume fica branquinho no inverno e que é um ótimo lugar para esquiar. Fazia parte do território onde morava o antigo povo dos sabinos.
Rieti fica a uns 70 km a nordeste de Roma, pegando a antigaVia Salaria. Na graciosa praça de San Rufo, há um monumento em mármore que diz “Umbilicus Italiae”, o centro geográfico do bel paese, de acordo coma tradição. Até o grande poeta Virgilio havia feito tal afirmação sobre Rieti em seu poema épico, Eneide.
Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?
{mosimage}Natale con i tuoi, Pasqua con chi vuoi. Assim diz o ditado italiano. Ou seja, o Natal deve ser passado com a família e a Páscoa com quem você bem entender.O provérbio tem suas razões. Afinal, a Páscoa, no hemisfério norte, cai na primavera. É o momento perfeito para fazer um passeio bate e volta num lugar fora da cidade, como manda a tradição, a famosa scampagnata.
Enquanto no Brasil o feriado é na sexta-feira, a Sexta-Feira Santa, dia da Paixão, Crucificação e morte de Cristo, naItália o dia do feriado é na segunda-feira, chamada Lunedì dell’Angelo. Não é nem o dia da morte de Cristo, nem da Última Ceia, nem da Ressurreição, mas o dia em que um anjo, do sepulcro vazio, dirige a primeira mensagem às mulheresque ali chegam para completar a sepultura do corpo de Jesus.Ele diz a elas: «Não vos assusteis!».… «Buscais a Jesus de Nazaré, o Crucificado Ressuscitou, não está aqui» (Mc. 16, 6).
Apesar de ser um feriado teoricamente religioso, na prática é um momento de fazer um passeio ao ar livre eaproveitar o primeiro feriado primaveril. E nada como o bom e velho amigo piquenique.
Geralmente o menu do piquenique pode ser igual ao do domingo de Páscoa: Pizza di Pasqua, que é um pão em forma de panettone, mas que pode ser salgado com gosto de queijo ou doce; corallina, uma espécie de salame; ovos cozidos. E acrescente o que a gulodice sugerir. E para finalizar, a famosaColomba, “prima” do panettone. Pena que, em março – inicio de abril, o tempo ainda é incerto e, às vezes, o piquenique acaba sendo Déjeuner sur l’herbe mouillée, um almoço na grama molhada. Mas quem sai na chuva é pra se molhar.
Outra diferença cultural: no Brasil, os ovos de Páscoa vêm recheados com bombons. O chocolate da “casca” do ovo podeser bom, mas o melhor é o que tem dentro. A Kopenhagen, sempre presente nos meus sonhos gulosos, recheia os ovos até com marshmallow, afinal, já que é para engordar, que sejaem alto estilo.
Na Itália, o ovo pode ser gigante, de meio metro de circunferência, mas não vem com nenhum bombom dentro.Vem com uma “surpresa”, que é uma lembrancinha: um porta chave, um soldadinho de chumbo, uma miniatura de dinossauro de plástico. Sinceramente, prefiro uma dúzia de chocolatinhos. Existe também o costume, hoje mais raro, da parte de homens galantes (em fase de extinção), de colocaruma jóia dentro do ovo.
Um amigo me contou que, uma vez, seu primo tinha dado um chocolate para a namorada com um anel de ouro dentro. Ela não abriu imediatamente e ele quis deixar a surpresa para ela descobrir depois. Quando ele foi embora, ela, que nãogostava de chocolate amargo, deu o ovo para o sobrinho. Que ao abrir secretamente, achou um anel pouco interessante e ojogou no lixo. E comeu o chocolate. O anel foi pras cucuias e me parece, o namoro também. Quem mandou não gostar dechocolate amargo?