As relíquias do Padre Pio de Pietrelcina, sofreram uma tentativa de furto na noite de ontem em uma das capelas do cemitério da igreja de São João Rotondo, na cidade de mesmo nome no sul da Itália.
O roubo foi impedido por um vidro antifurto que cerca o relicário onde ficam guardados os restos mortais do monge capuchinho italiano canonizado em 2002 por João Paulo II.
Segundo a polícia local, os ladrões entraram na pequena capela por uma janela e tentaram abrir o relicário, banhado em ouro, com um objeto pontudo mas não conseguiram abrir, apenas riscaram o vidro.
As relíquias, guardadas na capela, são constituídas por alguns cabelos, uma gaza que envolvia o santo ensangüentado e um par de luvas. Os restos de padre Pio de Pietrelcina foram transferidos em 19 de abril passado na nova igreja benzida pelo papa Bento XVI em 21 de junho de 2009.
Antes as relíquias estavam guardadas na igreja de Santa Maria das Graças, na cidade de San Giovanni Rotondo, desde setembro de 1968. A urna com as relíquias foi colocada na igreja inferior do santuário, construído a partir do projeto do arquiteto Renzo Piano, decorada com mosaicos que evocam passagens do evangelho.
Fonte: Ansa