Comunità Italiana

Líder de clã da máfia napolitana é preso na Espanha

Giuseppe Polverino, um dos chefes da Camorra, a máfia napolitana, foi preso em Jerez De La Frontera, na Espanha, em uma operação conjunta da polícia italiana e espanhola.    

Polverino, de 53 anos, era fugitivo e estava na lista dos procurados de máxima periculosidade em toda a Europa. Ele chefiava o clã que leva seu sobrenome e administrava um império de 1 bilhão de euros (cerca de R$ 2,3 bilhões).    

Quando foi abordado pela polícia, ele estava acompanhado de um outro membro do clã e também procurado, Raffaele Vallefuoco, 48 anos. Polverino mostrou uma identidade falsa, mas foi reconhecido.    
Eles são acusados pela polícia italiana de associação do tipo mafioso e associação para o tráfico de drogas, agravada pelo método mafioso.
   
A polícia de Nápoles apreendeu, no ano passado, propriedades e bens do clã Polverino no valor de 1 bilhão de euros. O grupo mafioso atuava na Itália e na Espanha, principalmente em Barcelona, Alicante e Málaga.
   
Segundo a polícia italiana, "são atividades comerciais que comprovam o controle de Polverino no cenário criminoso napolitano e a sua capacidade de infiltração no mundo econômico e dos negócios para o controle em regime de monopólio da produção e, em muitos casos, na distribuição, em várias regiões da província, de produtos alimentícios, além de atividades importantes no setor da construção civil". "Todas atividades sustentadas através da lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas", destacou. (ANSA)