Tecnologia italiana para o processamento do vidro estará no Glass South America 2016
A indústria italiana de máquinas, produtos e serviços para o processamento do vidro está entre as três maiores exportadoras do mundo. Apesar de ser composto, em sua maioria, por pequenas e médias empresas, o setor é conhecido pelo uso da experiência secular para desenvolver tecnologia de última geração. Toda essa experiência para a produção e processamento de vidros pode ser vista no Glass South America 2016, evento bienal, considerado o mais importante do segmento na América Latina, que acontece de 8 a 11 de junho na capital paulista.
— Com uma quota de 5,65% da exportação italiana de máquinas para o vidro plano, o Brasil é o quarto principal mercado estrangeiro para os italianos, depois de França (8,47%), China (7,6%) e Rússia (7,1%) — diz a diretora do escritório São Paulo do ITA, Erica Di Giovancarlo.
Com o intuito de estreitar negócios no Brasil e nos países vizinhos, mais de 20 expositores italianos participarão do Glass South America 2016, sendo 15 deles integrantes do Pavilhão destinado ao país.
— O pavilhão italiano contará com 15 empresas, numa promoção da Gimav, associação que reúne fabricantes e fornecedores de máquinas, acessórios, equipamentos e produtos especiais para o processamento do vidro e da Vitrum, uma das mais importantes feiras do segmento, com a colaboração do ITA — completa Erica.
As empresas que compõem o pavilhão no evento são Adelio Lattuada, Cms Brembana, Deltamax, Elettromeccanica Bovone, Fenzi, Forel, GemataSpa – Div. Rollmac, Helios Italquartz, Italcarrelli, Macotec, Mappi International, Mole Moreschi, Rcn Solution, Schiatti Angelo e Skg. As companhias fabricam de centros de usinagem a robôs de selagem, abrangendo diversas etapas do processamento.
Segundo Pablo Soifer, diretor comercial para a América do Sul da italiana Fenzi, a participação no evento visa lançar produtos, em especial, os sustentáveis.
— Nosso objetivo é conscientizar ainda mais o mercado sobre a importância do vidro isolante, no uso racional da energia. A Fenzi South America oferece produtos com qualidade italiana, há 20 anos, e o Glass South America nos traz uma oportunidade única para lançar produtos, fortalecendo contato com nossos clientes.
Ligia Amorim, diretora geral da Nürnbergmesse Brasil, empresa organizadora do evento, destaca o que os visitantes encontrarão, nesta 12ª edição:
— Para este ano, teremos o lançamento da Arena de Gestão e Tecnologia, que proporcionará a oportunidade de participar de apresentações curtas com temas inovadores por meio de palestras e interação.
A parceria com a Universidade do Som também está entre as inovações e oferecerá, na Arena de Gestão e Tecnologia, palestras sobre vidros acústicos, térmicos, além de acústica para arquitetos. Já a parceria com o Sebrae e a Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro) proporcionará discussões a respeito da gestão de negócios para vidraçarias.
— Além disso, simultaneamente ao Glass South America, acontecerá a estreia da feira R+T South America, evento do mercado de persianas, portas e proteção solar, com edições na Alemanha. A primeira vez no Brasil contará com mais de 1,5 mil m² de área e expositores da Espanha, Itália, Polônia, Turquia, China, Holanda e Estados Unidos, entre outros — adiantou Ligia.
Ainda de acordo com a diretora da empresa organizadora do evento, a participação de companhias estrangeiras contribui com tendências e lançamentos internacionais.
— Das mais de 200 marcas expositoras, deste ano, 15% são de outros países. A contribuição das marcas italianas é bastante significativa, tanto que teremos o pavilhão italiano. Sucesso desde 2008, o espaço receberá empresas conhecidas pela qualidade no setor.
Durante os três dias, os empresários poderão trocar experiências e contatos. Nas últimas duas edições, o encontro recebeu mais de 12 mil visitações.
Dados
1,2 bilhão de euros: é o faturamento médio anual da indústria italiana do vidro
940 milhões de euros: é o valor aproximado proveniente de vendas no exterior
O Brasil é o quarto principal mercado estrangeiro na exportação italiana de máquinas para o vidro plano
Fonte: ICE
SERVIÇO
Pavilhão Italiano no Glass South America 2016 – Estande 764
Quando: De 8 a 11 de junho de 2016
Onde: Transamérica Expo
Center– Santo Amaro, São Paulo (SP)