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Home > Luxo e novos talentos

Luxo e novos talentos

22 de agosto de 2016 - Por Comunità Italiana
Luxo e novos talentos

Luxo e novos talentosPara não ser sufocada entre os grandes desfiles de Paris e Milão, Roma destaca a própria identidade ao apostar em novos talentos durante a semana de alta moda

A semana da alta moda italiana, a Alta Roma, que aconteceu de 8 a 11 de julho, conquistou o público e a crítica com jovens estilistas e eventos paralelos, como encontros, mostras e concursos, entre eles o “Who is On Next ?”. O evento abriu espaço às escolas, principalmente as especializadas em alta costura, e promoveu coleções feitas por estudantes. A cidade eterna se apresentou ao mundo com seu natural esplendor: alguns desfiles foram realizados em magníficos jardins e monumentos. Afinal, são as grandes grifes que ajudam a restaurá-los.
No cenário cinematográfico, A Grande Beleza já é deslumbrante por si mesmo, bela na sua nudez, mas ornamentada por fascinantes vestidos nos corpos de modelos esculturais, fica de tirar o fôlego. Para a turma fashionista, não pode faltar glamour. E assim foi, de cara, logo na abertura. Um dia após o encerramento da Semana de Alta-Costura de Paris, o estilista Karl Lagerfeld desembarcou em Roma para celebrar os 90 anos da Fendi em um desfile inédito. Nada mais, nada menos que na Fontana di Trevi. Peralá. A marca italiana financiou a restauração desta fonte símbolo da Dolce Vita, investindo mais de dois milhões de euros nas obras que duraram 17 meses. Contando em miúdos, num ano e meio, a colheita das frutíferas moedinhas jogadas diariamente pelos esperançosos turistas do mundo inteiro não arrecadaria o mesmo valor.
Não basta o luxo: tem que ser show de luxo. A Fendi montou uma passarela de vidro transparente sobre as águas da mais ambiciosa entre as fontes barrocas da Itália. A coleção apresentou vestidos com aplicações de flores e casacos de pele coloridos de diversos comprimentos. Design com silhuetas soltas, mangas boca de sino, estampas medievais, afinal não podemos ignorar o revisionismo estético da Idade Média, quem sabe inspirado no sucesso internacional do seriado televisivo Game of Thrones. As modelos tinham cabelos cacheados e volumosos, alguns presos com laços de pele. A maquiagem proposta por Peter Philips apresentava um delineado vazado com glitter nas pálpebras e têmporas destacadas.

Jovem designer iraniana apresenta coleção inspirada na Pérsia antiga
Entre os eventos glamorosos, o embaixador da Holanda, Joep Wijnands, abriu os jardins da sua residência para o desfile do compatriota Addy van den Krommenacker. O jovem estilista mostrou uma coleção com estampas inspiradas no artista Hieronymus Bosch (1450 – 1516), que nasceu na sua mesma cidade, Hertogenbosch. Deslumbrante! Muitos dos seus vestidos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais e imaginativas.
Nem todos podem se permitir a passarela do luxo. Por isso, a semana da Alta Roma promove novos talentos com o concurso “Who is On Next ?”. Um júri internacional seleciona jovens do mundo inteiro que, segundo os critérios dos especialistas, são os melhores representantes do trendy atual. Nesta 12ª edição, o primeiro prêmio da categoria prêt-à-porter foi para Nicola Brognano. Com experiência nos ateliês de Giambattista Valli e Dolce & Gabbana, o jovem designer calabrês apresentou uma coleção que mistura tecidos preciosos e street style, com sapatos de saltos altos feitos de maximeias emprestadas pelos jogadores de basquete, acompanhados por vestidos combinados e descombinados . A tendência premiada do “pronto pra vestir” é very strong. O motivo do prêmio: “interpretar o espírito do momento com cores e sobreposições”. Ufa, ainda bem que a moda é fantasia!
A iraniana Miahatami ficou em segundo lugar pelo “senso de cor e decisão de usar alguns dos detalhes da cultura persa”. A jovem nascida em Teerã em 1981 estudou em diversos ateliês italianos e preparou uma coleção harmônica com estampas e cores que revalorizam a Pérsia antiga. A sua proposta não é chocar com o excêntrico e sim vestir as mulheres como seres normais, coloridos e criativos. O seu valor agregado é ser essencialmente elegante. Afinal, la semplicità non è lusso e sì la vera grande bellezza.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.