Comunità Italiana

Marcante

Quem frequenta o Il Nuovo Sogno di Anarello é atendido por um “Cavaliere” que inspirou novelas e deu nome à própria rua do restaurante

São Paulo – Um dos responsáveis por definir a gastronomia tradicional da Itália no país, o chef Giovanni Bruno está à frente de quase toda a genealogia dos restaurantes da capital paulista. Sob a sua batuta, está o já adultoIl Nuovo Sogno di Anarello, um charmoso e tradicional restaurante localizado no bairro da Vila Mariana, em São Paulo.

Desde que chegou ao Brasil, em 1954, vindo do comune de Casalbuono, Salerno, Giovanni não parou de produzir e de ter boas ideias. Começou como lavador de pratos no Gigetto e,desde então, idealizou alguns projetos que foram sucesso decrítica e público.

Toda essa dedicação e carinho foram reconhecidos. Giovanni ostenta nas paredes de seu agradável restaurante, diversos quadros com fotos e saudações de clientes encantados com a qualidade de sua comida e a cortesia no atendimento. Algunsdesses quadros chamam a atenção do frequentador, como o títulode cidadão honorário da cidade de São Paulo e o título de“cavalieri” concedido pelo governo da Itália aos cidadãos que divulgam a cultura italiana ao redordo mundo.

Giovanni se assume um homem de “sala”, com fortíssimo amor pela cozinha e paixão pela cidade de São Paulo, que o “acolheu como uma mãe”, como gosta de dizer. Criativoe empreendedor, ele foi um dos responsáveis por popularizar vários pratos tipicamente italianos,como o cappelletti à romanesca,que foi introduzido no Gigetto, na década de 1950.

— A intenção era agradar a um cliente que havia voltado da Itália e tinha comido algo semelhante por lá. Romanesca é inspirado no fettucine à parisiense, feito com creme de leite, presunto cozido, manteiga e champignons — conta ele — A gastronomia em São Paulo mudou muito nos últimos anos. Na cidade é possível encontrar restaurantes de nível internacional. Já não é preciso ir à Itália para fazer uma boa refeição.

O chef é uma espécie de faz tudo do restaurante. Ele recebe a maior parte dos clientes na porta, anota os pedidos, sugere pratos e vinhos e, se tiver inspirado, dá uma canja cantando amúsica Champagne, de Peppino di Capri.

— O nome do restaurante vem de um apelido que o diretor de teatro, Antunes Filho, me deu. No filme “A Rosa Tatuada” havia um personagem com o nome de Anarello. Minha história já serviu de inspiração para personagens de novelas, como “OsImigrantes (1982)” e “Vida nova (1988)”, além de programasde televisão e reportagens de jornais e revistas.

A experiência que Giovanni imprime em seu atendimento e qualidade dos pratos faz escola. Seu primeiro negócio no ramofoi na Cantina do Júlio, onde tinha outros três sócios. Em seguida, veio um restaurante da rua 13 de Maio, que pegou fogo, logo depois criou o Giovanni Bruno, da rua Martinho Prado, que existe até hoje. “Também tive outros restaurantes na cidade,sempre de cozinha italiana tradicional”.

Com mais de 25 anos em atividade o Il Nuovo Sogno di Anarello, fica na rua homônima (homenagem do ex-prefeito Jânio Quadros) e funciona somente à noite e nos dias de semana.

— Procuro agradar a todos, de acordo com o que os clientes quiserem comer. A intenção é que todos se sintam integrados à nossa família — diz.

Receita do Cappelletti alla Romanesca

Porção para quatro pessoas
Ingredientes:
1 pacote de cappelletti fresco ou seco;
150g de manteiga sem sal;
250g de ervilhas;
150 g de presunto
cortado em cubo; 150 g de champignons fatiados;
250 g de creme de leite;
50 g de queijo parmesão;
50 g de provolone;
50 g de mussarela fresca.

Modo de preparo: Ferva, numa panela grande, a águacom uma pitada de sal grosso. Em seguida, adicione o cappellettie deixe cozinhar por até 6 minutos, dependendo do tipo da massa. Em uma frigideira, derrete-se a manteiga, adiciona o creme de leite (não ferver), em seguida, o presunto em cubos, os champignons picados e os queijosralados. Mexa entre 3 e 5 minutos. Por final, adicione o cappelletti, já cozido na frigideira, e cozinhe por mais alguns minutos. Tempere com sal de acordo com o gosto.