Comunità Italiana

Mia cara Curitiba

{mosimage}Capital paranaense promove ciclo de eventos para homenagear o país que deixou profundas marcas no estado

O Paraná será palco, de 25 de maio a 10 de junho, do Mia Cara Curitiba, uma manifestação pública criada em comemoração ao aniversário de 150 anos da Unificação italiana. A prefeitura de Curitiba, o Consulado da Itália e o Instituto Municipal de Turismo são os organizadores do evento, que faz parte do Momento Itália-Brasil. A programação será inaugurada com o espetáculo Cidade do Homem, de autoria do italiano Valerio Festi, o festejado autor do Ensaio sobre a Beleza, que abriu o calendário do MIB em outubro do ano passado, no Rio de Janeiro. A apresentação aborda a história da evolução das cidades através de músicas e imagens projetadas na fachada do Paço da Liberdade, prédio que já foi sede da prefeitura da cidade e que hoje abriga o Sesc Cultural. O espetáculo contará a história das metrópoles, desde o surgimento da pólis, na Grécia Antiga, passando pelo Império Romano e pelos centros medievais até chegar a Curitiba, cidade símbolo de planejamento sustentável no Brasil e no mundo. 
— Mia Cara Curitiba reúne diversos eventos culturais e sociais com o intuito de exaltar a comunidade italiana que tanto contribuiu com o Brasil por meio da arte, da gastronomia, do esporte e do comércio, consolidando e estreitando, assim, os laços de amizade entre os dois países. As famílias curitibanas vão poder participar e se emocionar com essa bela festa — ressalta a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Juliana Vosnika.
Entre os eventos esportivos, destaca-se a tradicional Corritaliabrasile, que promove uma corrida de rua com um percurso que atravessa o bairro tradicional italiano de Santa Felicidade. A passagem terá 10 milhas e é certificada pelo Coni (Comitê Olímpico Nacional Italiano). O evento acontecerá no dia 10 de junho. Outro momento de atividade esportiva vai acontecer em 27 de maio, com a Bicicletada Poty Lazarotto. O circuito ciclístico visitará as obras do artista ítalo-brasileiro conhecido pelos belos desenhos e murais espalhados pela cidade. 
Para quem gosta de massas, de 28 de maio a 3 de junho, a Sentimana Della Gastronomia Italiana promove um cardápio comemorativo para o jantar, com preço fixo de menu, que será oferecido em vários restaurantes. As casas também oferecerão uma carta dos melhores vinhos do Belpaese. O festival de gastronomia acontece com a presença de um dos chefs da Casa Artusi, muito conhecida em Curitiba por elaborar os melhores pratos da cozinha italiana. 
Nos dias 24 e 25 de maio, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), um seminário vai tratar de iniciativas relacionadas aos setores da agroindústria e da inovação tecnológica. Para celebrar a relação de amizade entre os dois países, a Festa Nacional vai receber autoridades convidadas pelo cônsul Salvatore di Venezia e pelo vice-cônsul Rosário Grenci, em uma solenidade que está prevista para o dia 2 de junho, na Sociedade Garibaldi.
A programação artística do Mia Cara Curitiba inclui ainda cinema, artes plásticas e dança. Entre 5 e 10 de junho, a cinemateca da cidade vai abrigar sessões diárias de filmes italianos contemporâneos, legendados em português. A mostra fotográfica Una Giornata Italiana, no Museu Paranaense, de 26 de maio a 17 de junho, vai retratar um panorama cultural da Itália e de seu povo, com foco na Unificação. O Memorial de Curitiba vai sediar, de 28 de maio a 4 de junho, o lançamento do livro sobre a Colônia Cecília e também será palco de apresentações de grupos folclóricos italianos. A pintura não podia ficar de fora: o Museu Oscar Niemeyer (MON) vai apresentar uma série de retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados do pintor Amedeo Modigliani. Na dança, quem marca presença em 29 de maio, no Teatro Guairá, com o espetáculo Paracasoscia, é a companhia Botega, com dançarinos, atletas e acrobatas.