A distância entre Milão e Veneza é de três horas, de trem. Por isso, a partir do dia 6 de junho até o fim de novembro, vale a pena o visitante tirar um dia para passear na Bienal de Arquitetura. Na ocasião, mas apenas até 6 de julho, a ilha de San Giorgio Maggiore vai se transformar na ilha de São Jorge, graças ao projeto de videoinstalações de curadoria de Beyond Entropy Africa (Leão de Ouro da edição 55). Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e SãoTomé e Príncipe, países africanos de língua portuguesa, participam desta experiência de transformar a ilha veneziana em um território estrangeiro que mostre o legado do modernismo, tema da Bienal, nestes países.
Expo 2015
Oitenta mil atores se tornam embaixadores da Expo 2015, em todo o mundo. O evento do dia 2 de junho apresenta, oficialmente, a Expo para os países adeptos da grande Exposição Mundial. As autoridades italianas de 123 embaixadas, 48 consulados e nove representações da diplomacia anunciam, em alto e bom tom, o programa e a importância da Expo para o bem-estar da humanidade. A contagem regressiva revela que o evento entrou na reta final para a largada. Em meio a avanços, retrocessos e denúncias de infiltração mafiosa, as obras dos pavilhões seguem em ritmo acelerado.
Compasso d’Oro
AAssociação do Desenho Industrial, com sede em Milão, realiza o prêmio Compasso d’Oro desde 1954. A ideia nasceu do arquiteto Gio Ponti, com o objetivo de colocar em evidência as qualidades de produtos superiores, na decoração da vitrine da loja Rinascente, e virou uma marca que consagra os ases do design em suas mais diferentes manifestações. Ao completar 60 anos de vida, o Compasso d’Oro desta edição foi para o produto Travel Air Jacket, inovador com seu colchão de ar que permite variar a temperatura interna entre menos 15 e mais 15 graus.
Leves X Pesadas
A lei Fini-Giovanardi caduca. Os condenados em sentença definitiva por tráfico de drogas leves poderão pedir a revisão das penas, para baixo, naturalmente. A Consulta já tinha declarado a lei insconstitucional, que igualava as penas a quem traficava drogas pesadas ou não. Existem cerca de 23 mil pessoas presas. Destas, dez mil deverão sair com um indulto aplicado à nova orientação. Isso vai amenizar a questão da superlotação dos presídios italianos, alvo de críticas frequentes por parte da União Europeia.
Aviso aos viajantes
O Ministério italiano das Relações Exteriores, a Farnesina, avisa aos viajantes que estão de malas prontas para o Brasil: todo cuidado é pouco nas cidades com grandes áreas metropolitanas. Os italianos são advertidos para usarem roupas sóbrias, ficarem longe das favelas (mesmo aquelas “pacificadas”) e não participarem de manifestações e protestos nas ruas. Além disso, devem estar bem atentos mesmo em zonas turísticas e, em caso de violência, assalto e roubo, não devem perder a calma. Sem falar em manter os vidros dos carros fechados quando estiverem parados no sinal vermelho.