Comunità Italiana

milão

Expo abençoada
O papa Francisco se torna um promotor da Expo 2015. A delegação guiada pelo cardeal e arcebispo de Milão, Angelo Scola, em visita oficial ao Vaticano, ganhou as bênçãos do Sumo Pontífice. A Expo vai acontecer entre os dias 1° de maio e 31 de outubro, na capital da Lombardia, e vai contar com a presença de 144 países. Diana Bracco e Giuseppe Sala, presidente e comissário único, respectivamente, presenciaram o otimismo do papa. Ele exaltou a participação dos jovens no trabalho da exposição universal e mostrou interesse em visitar a Expo, cujo tema é “Nutrir o planeta, energia para a vida, um ponto em comum com a sua visão de mundo”.

Orio al Serio de asas cortadas
O  aeroporto urbano de Bergamo, cidade vizinha a Milão, e que decolou de vez graças à companhia irlandesa Ryanair, começa a sentir os efeitos da concorrência dos trens de alta velocidade. O trajeto de Milão até Roma pode ser coberto em apenas três horas e meia, daí para baixo. O avião é mais rápido, mas, entre o embarque, o desembarque e os deslocamentos até o centro da cidade, o passageiro emprega quase cinco horas. Resultado: a companhia aérea irlandesa fechou o voo Roma Ciampino-Orio al Serio. Os trens de alta velocidade, ligando diretamente os centros urbanos entre cidades com distâncias de até 700 km, se tornam imbátiveis em termos de preço, conforto e serviço (internet e cinema, por exemplo, no caso dos trens Italo, concorrentes de Trenitalia).

Nova praça
O prefeito de Milão anunciou um concurso de novas ideias para revitalizar a praça Scala, onde a estátua de Leonardo da Vinci, de costas para a sede do município e de ombros para a galeria Vittorio Emanuele, olha com interesse para o prédio do teatro Alla Scala. Trata-se de um local importante para a cidade, mas sem verde algum e espremido entre o tráfego da rua Manzoni e a falta de plantas. Os urbanistas de plantão se dividem entre o desafio de valorizar as praças da periferia, no lugar dos espaços mais nobres, e a necessidade de criar no centro histórico uma área maior para pedestres.

Asas de Linate
O principal aeroporto urbano da Itália no norte, o de Linate, distante apenas quatro quilômetros do centro da cidade, corre o risco de não ser mais considerado estratégico pelo governo, assim como o de Ciampino, em Roma. Serão apenas 10 ou 11 aqueles com vocação internacional e intercontinental e que merecerão a atenção especial do Ministério dos Transportes. Os outros 26 aeroportos ganham o rótulo de “importante”, mas não mais “estratégico”. O objetivo é unificar, incorporar a administração de aeroportos vizinhos e, assim, economizar e otimizar as operações.

Brera multiétnica
Todos os sábados e domingos, na pinacoteca de Brera, entram em cartaz os guias de um quadro ou dois apenas, que podem ser brasileiros, senegaleses ou filipinos: depende do cliente. A tradução e a interpretação de obras como Adorazine dei Magi, de Gaudenzio Ferrari, ou o Sposalizio della Vergine, de Raffaello, podem ser agendadas e estão incluídas no preço de dez euros do ingresso. Guias estrangeiros, diante de quadros italianos ou não, ajudarão a integrar e a interagir ainda mais com o público e as obras de arte. O projeto nasceu com o patrocínio da fundação Cariplo e vai até 25 de maio. Maiores detalhes no site www.brera.beniculturali.it