O grande Leonardo
O homem de Vitruvio é imortal. A chance de vê-lo de perto, o original, não acontece a toda hora. Para quem estiver de visita em Veneza, vale a pena ir à Galleria della Accademia para encontrar toda a genialidade de Da Vinci. Uma exposição com 52 desenhos (sendo dez em ambas as faces de uma mesma folha) representa uma verdadeira lição artística e científica de um homem que viveu muito à frente do seu tempo. A mostra vai até dezembro e cobre o período entre 1478 e 1516 com documentos, desenhos e códigos que raramente podem ser vistos juntos, pois pertencem a diferentes coleções privadas, museus e bibliotecas italianas e estrangeiras.
Migração esportiva
Os altos custos da vida esportiva em Milão favorecem a mudança dos técnicos e atletas para as cidadezinhas da periferia. O aluguel de uma quadra coberta de basquete na capital lombarda custa de 18 a 35 euros por hora. Em Pioltello, distante a poucos quilômetros, o preço cai para sete euros. Este triste exemplo se repete em outras modalidades, como a ginástica, o tênis e o futebol. Por isso, muitas associações e clubes se transferem. E quem paga é o futuro talento, que perderá horas preciosas no transporte urbano para treinar. Pode uma coisa destas?
Imigração e asilo
Entre os meses de julho e agosto, depois das principais ondas de desembarque clandestino na ilha italiana de Lampedusa, Milão recebeu cem menores de idade, dos quais 40% egípcios. A estes, somam-se 500 crianças e adolescentes que vivem em diferentes comunidades milanesas, com lotações esgotadas. E, com a possibilidade de uma carestia na Síria, torna às mentes milanesas o episódio de emergência provocado pela guerra civil na Líbia, em 2011, quando 3.600 refugiados abandonaram o país, desembarcaram nas costas italianas e pediram asilo político.
Prêmio literário
O concurso de literatura e de poesia BrainGnu foi lançado para autores, italianos ou estrangeiros, que tenham obras inéditas. No estilo de narrativas, o escritor pode se aventurar com até 350 mil batidas, enquanto que, na poesia, o limite é de 70 páginas. No momento em que os festivais italianos de literatura estão em alta e se dando ao luxo de cobrar ingressos, os editores correm atrás de novidades. Num círculo virtuoso, a editora Prospettiva lançou o prêmio. O prazo para envio é 30 de novembro. O contato é o email premiobraingnu@libero.it
Eva sem adão
Eva Riccobono, madrinha da 70ª Mostra Cinematográfica de Veneza, é uma diva com os pés no chão, ou melhor, na areia. Palermitana de nascimento e milanesa de adoção, a moça, vestida de Armani, ofusca estrelas cinematográficas. Etérea e fascinante, do alto de seus 1.78 cm e 30 anos, ela empresta sua simpatia e seu talento de modelo, atriz e apresentadora ao festival ancião, dando um ar de frescor (de lavanda, se fosse em Cannes) do melhor do made in Italy: o culto à estética da beleza.