Comunità Italiana

Milão desfila em Sampa

{mosimage}Dolce & Gabbana, Gucci, Ermenegildo Zegna e Bottega Veneta marcam presença em novo shopping que acaba de ser inaugurado na capital paulista

Após uma longa briga com a prefeitura de São Paulo, o shopping JK Iguatemi, na zona sul da capital paulista, foi aberto ao público no final de junho passado, dois meses após o prazo inicial de inauguração.
O impasse deveu-se ao fato de que os responsáveis pelo empreendimento não teriam construído obras para minimizar o impacto da abertura do empreendimento no trânsito da região, no bairro da Vila Olímpia.
Programado para começar a funcionar em abril, o local só pôde abrir as portas depois que a prefeitura concedeu o Habite-se, documento que atesta que o shopping está cumprindo a legislação.
Contornadas as dificuldades, o centro de compras foi inaugurado no dia 22 de junho e tem entre suas lojas uma seleção de grifes internacionais, que inclui marcas renomadas de origem italiana.
Uma delas é a Bottega Veneta, que escolheu o shopping JK Iguatemi para inaugurar sua primeira loja no Brasil. Especializada em artigos de couro, a grife vende acessórios, incluindo bolsas femininas e masculinas, sapatos e óculos, além de ter uma linha de perfumes.
Fundada em 1966 pelos italianos Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a Bottega Veneta tem sua sede estabelecida em Vicenza, na região do Vêneto, no norte da Itália. Uma de suas criações de maior sucesso é o intrecciato — uma técnica de entrelaçamento do couro que acabou se tornando uma espécie de assinatura da grife.
Em 2001, a Bottega Veneta foi comprada pela Gucci, outra marca italiana presente no shopping. Um dos ícones da moda italiana, a Gucci surgiu em Florença, em 1921, criada por Guccio Gucci, que começou fabricando artesanalmente peças de couro. A grife já tem outras três lojas no Brasil: duas em São Paulo e uma em Brasília, mas abriu no JK Iguatemi a sua primeira loja exclusivamente masculina no país. Com uma área de 3.600 metros quadrados, o espaço vende roupas e acessórios masculinos e oferece um serviço de confecção de ternos sob medida.
É a sexta loja da grife dedicada totalmente aos homens: desde outubro passado, a Gucci inaugurou espaços do tipo em Seul, Tóquio, Xangai, Pequim e Paris.
— O Brasil é um mercado muito importante para a Gucci e achamos que o shopping JK, sendo um dos mais luxuosos do país, era um local perfeito para abrir nossa primeira loja exclusivamente masculina nas Américas — diz Frida Giannini, diretora criativa da marca.
No momento, a marca não tem planos de abrir uma loja parecida nos Estados Unidos.

Miu Miu abre sua primeira loja no Brasil
Entre as grifes italianas presentes no shopping, uma das mais aguardadas é a  Dolce & Gabbana, que inaugurou no centro de compras sua primeira loja no Brasil. Assim como a Gucci, fundada em 1985 em Milão por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, terá um espaço voltado somente para o público masculino e também contará com serviços de alfaiataria. No restante da loja, as mulheres poderão encontrar roupas, acessórios, joias e perfumes da marca.
Outra loja cuja abertura era bastante esperada é a Miu Miu, criada pela italiana Miuccia Prada em 1993. Espécie de “filhote” do grupo Prada, a Miu Miu é voltada para o público feminino e a loja do shopping JK é o primeiro empreendimento da marca no Brasil.
Em breve, a Prada também abrirá uma loja no centro de compras da Vila Olímpia. Será a segunda filial da grife no país. A primeira funciona no shopping Cidade Jardim, também em São Paulo. A Prada surgiu em 1913 em Milão, criada pelos irmãos Mario e Martino Prada como uma loja de artigos de couro. No início, a marca importava bolsas e malas produzidas na Inglaterra. No final da década de 1970, deixou de importar produtos ingleses e passou a fabricar todos os acessórios vendidos pela marca. A grife também começou a criar roupas e em 1983 abriu uma segunda loja em Milão. Foi nos anos 1990 que a Prada alcançou o auge do sucesso no mundo da moda, tornando-se símbolo de status. Hoje, a grife possui lojas espalhadas em todo o mundo e deu origem à Miu Miu, outra loja cuja abertura no shopping JK foi bastante esperada. Criada pela italiana Miuccia Prada em 1993, a Miu Miu é voltada para o público feminino e a loja do JK é o primeiro empreendimento da marca no Brasil.
Homens apreciadores da moda italiana têm um motivo a mais para visitar o JK Iguatemi, além da Gucci e da Dolce & Gabbana: a grife Ermenegildo Zegna, que abriu no local sua sexta loja no Brasil. Além de três outras filiais em São Paulo, a marca é vendida em Brasília e no Rio de Janeiro. Famosa por produzir ternos de altíssima qualidade, surgiu em 1910 na cidade de Trivero, no Piemonte. Hoje, além de roupas, vende acessórios e perfumes.
Uma das favoritas entre o público jovem, a Diesel leva seus cobiçados jeans à Vila Olímpia, em sua segunda loja no Brasil. A primeira funciona também em São Paulo, na rua Haddock Lobo. A grife foi criada em 1978 por Renzo Rosso, em Bregranze, no norte da Itália. Atualmente, está presente em mais de 80 países, somando cinco mil pontos de venda.
Nem só de roupas vivem as grifes italianas. A Officine Panerai, fundada em 1860, em Florença, é uma grife especializada em relógios. A marca surgiu do trabalho de Giovanni Panerai e hoje fabrica seus sofisticados relógios em Neuchatel, na Suíça. Com lojas que se espalham de Nova York a Hong Kong, a Officine Panerai fez sua estreia no Brasil no shopping JK.
Para o segundo semestre de 2012, está programada a abertura da Tod’s, grife especializada em sapatos e acessórios de couro. A marca teve início no fim dos anos 1920, quando Dorino Della Valle começou a produzir sapatos em um porão. Anos depois, seu filho mais velho, Diego Della Valle, expandiu o ateliê do pai, transformando-o em uma fábrica e vendendo sapatos para lojas de departamento dos Estados Unidos. Hoje, a Tod’s possui lojas espalhadas pela Europa, Estados Unidos e Ásia, e se prepara para aportar no Brasil.

Panini, gelato e olpetone no cardápio
A Itália não se fez presente apenas nos pisos dedicados à moda no shopping JK. Três restaurantes italianos tradicionais de São Paulo abriram filiais no espaço, oferecendo massas, risotos e outros pratos típicos italianos.
O mais antigo é o Jardim di Napoli, que abriu sua primeira casa em São Paulo em 1949 e hoje tem mais duas filiais em centros comerciais da cidade, além da loja no JK Iguatemi. Diversos tipos de massas e molhos dividem espaço com a estrela do cardápio da casa, o polpetone.
Quem quiser pratos mais sofisticados pode optar pelo Tre Bicchieri, que, nos últimos anos, foi várias vezes eleito como o melhor restaurante italiano de São Paulo por publicações especializadas em gastronomia.
Por fim, a Forneria San Paolo, cujo carro-chefe são os tradicionais panini, instalado no andar térreo, possui um ambiente completamente aberto, no centro do corredor principal. Entre os pratos servidos, destacam-se o cordeiro assado no próprio molho com risoto parmegiano, o portafoglio (filé mignon recheado de aspargos e queijo brie com tortelli de batata com manteiga e sálvia) e o risoto de camarão e tomate.
Para uma sobremesa à italiana, a pedida é experimentar um sorvete na Bacio di Latte, que produz seus sabores seguindo a típica receita do gelato italiano.   

Serviço
Shopping JK Iguatemi
Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, 2041 – Vila Olímpia
Telefone: (11) 3152-6800
De segunda a sexta, das 10h30 às 22h, aos sábados das 10h às 22h,
e aos domingos das 14h às 20h.