Comunità Italiana

Milão

Fi, Fini, Fli
{mosimage}O desembarque de Gianfranco Fini na cidade de Silvio Berlusconi aconteceu em ritmo eleitoral. O anúncio oficial da chegada do partido FLI foi vividocom muita festa entre os admiradores do presidente da Camera dos Deputados.No palco do teatro Derby entraram em cenaos futuristas de Milão que irão acompanharFini nesta nova aventura política, na realidade, uma correção de rumo após o divórcio com a aliança de Berlusconi. Tambores de guerra no slogan da camisa de batalha:“Chi fai, mi cacci?”, “E agora, me caça?”. A provocação ganha contorno de seriedade com a constatação de que o partido cresce a olhos vistos na região da Lombardia.

Duomo em penúria
O arcebispo de Milão, Dionigi Tettamanzi, agradeceu a audição de suas preces e apelo público. O museu do Duomo precisa de dinheiro para ser restaurado e a igreja de mais verbas para ser melhor conservada. A maior catedral gótica da Itália pena pela falta de fundos e para tocar a obra orçada em euros que giram em torno das sete cifras. As primeiras boas almas a colocarem as mãos na carteira foram a Camara de Comércio, a Unione Confcommercio, a Assolombarda, a Assimpredil- Ance, Coldiretti, Compagnia delle Opere, Legacoop e Unione Artigiani. A sacolinha corrida entre os fiéis irmãos institucionais arrecadou 365 mil euros.

Melhores do mundo
O curso de MBA, do Mip, a “business school” do Politécnico de Milão, foi promovido entre os cem melhores do mundo. E agora ele faz compania a um outro localizado nacidade, aquele da Bocconi. A severa lista é publicada anualmente pelo Financial Times. O curso executivo, reservado aos adminstradores e profissionais seniors já tinha sido incluído na seleção do ano passado entre os 70 principais da Europa. A promoção foi o reconhecimento do esforço desta nova excelência, o único programa italiano junto com o da multinacional Escp Europe.

Asas nos pés
O s italianos amantes do bom futebol estão encantados com o craque da Inter, Coutinho. O jovem brasileiro, de apenas 18 anos, ex-Vasco da Gama, depois de um curto período de adaptação, acelerado com a chegada da família, pais, irmão e a namorada,arregaça as mangas e mostra a que veio. Philippe Coutinho segue ocupando os espaços e a servir de bandeja os companheiros livres quando atrai para si a impiedosa marcação dos zagueiros. Entre um pisão aqui e outroali, ele vai driblando as faltas mais sérias e dominando os gramados com a graça e a levezade um jogador dono de talento brasileiro e técnica europeia, como afirmou o treinador Benitez sobre a facilidade com a qual joga, se movimenta, mesmo sem a bola nos pés.

Educação é feminina
Um estudo do Comitato Equilatero e da Fundação Cariplo apontam para uma população estrangeira de menores de idade em aumento: 240 mil em todaa Lombardia e este número deverá dobrar nos próximos dez anos. Ou seja, um em cada quatro estrangeiros tem menos de 18 anos. As meninas que concluem o Liceu Clássico superam os meninos em notas: 71,2% são promovidas contra 60,6%. E mais, entre os estrangeiros no Liceu Classico, considerado o mais difícil dos percursos educacionais italianos, 78,8% são de moças