Comunità Italiana

Milão

Hotel musical

{mosimage}Milão ganhou um hotel lírico. Distante poucos passos do teatro La Scala, no coração de Brera, o Milano Scala nasce como uma obra-prima, quaseuma ópera do meio ambiente. A tecnologia implantada permite um grande consumo de energia, através de equipamentos de última geração capazes de distribuir a luz e o calor sem o menor desperdício. Além disso, todos os papéis usados no hotel, do banheiroà administração são de florestas certificadas. Mas a grande cena é a decoração dosquartos e halls. Elementos de cenografia e fotografia e nomes das óperas líricas e dos principais compositores decoram e batizam cada um dos ambientes. Partituras e referências ao mundo da música estão por todasas partes dando um charme extra ao local.

 

Divino
O museu Casa del Manzoni, no centro de Milão, exibe votos de fiéis que receberam a benção do divino. O voto da virgindade em troca da salvação do perigo, feito por Lucia Mondella e descrito no famoso romancePromessi Sposi, é o ponto de partida para uma viagem religiosa de gratidão pela graça alcançada. Cem peças, entre as mais importantes e originais da principal coleção privada italiana, são exibidas para quem tem na fé uma força interior capaz de remover montanhas. Pinturas em mesas, telas e em outrosmateriais contam a devoção às promessas feitas ao longo dos últimos quinhentos anos. …E fo voto a voi… fi ca em cartaz até o dia29 de outubro.

Voto em Milão
Os brasileiros que solicitaram o alistamento, a transferência ou a revisão do Título de Eleitor dentro do prazo previsto, ou seja, 5 de maio, poderão votar nas eleições presidenciais, no primeiro turno, dia 3 de outubroe, caso haja, no segundo turno, dia 31 de outubro. O horário de votação, em ambos os casos, é das 8h às 17h, no Palazzo Clerici, em via Clerici, 5, e não na sede do Consulado do Brasil. O motivo é que este é um espaçomaior, uma vez que o eleitorado brasileiro emMilão é muito grande.

Casa Nova
O Ibrit está de casa nova. O Instituto Brasil-Itália, centro de referência cultural brasileiro em terra estrangeira, mudou de endereço. Ele agora abre as suas portas em Via Clerici, 3, bem no centro de Milão, ao lado da estação do metrô de Cordusio, entreo Castelo Sforzesco e a praça do Duomo. A nova sede continua a oferecer os serviços de biblioteca, com cerca de 9 mil volumes,além de videoteca, cursos de língua portuguesae uma agenda cultural que revela o Brasil com todas as suas belezas, riquezas e contradições. Os telefones também mudaram: 0289072333 e 0289072399. Já o site éo mesmo: www.ibrit.it.

Raízes elegantes
O Palazzo Visconti, no centro de Milão, reviveu os seus dias de esplendor com ginga e muito sincretismo religioso. O histórico palácio, construído no século 17, serviu de cenário para festa da Independência do Brasil. Exatamente no dia sete de setembro, o empresariado milanês e a comunidade brasileira reuniram-se para celebrar o grito do Ipiranga. O anfitrião, cônsul do Brasil em Milão, o embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, juntou os amigos dos dois países na comemoração. No cardápio, quitutes brasileiros. Em cena, duas bailarinas vestidas de baiana reproduziram passosdo candomblé.