Milão-Finlândia
O Politécnico de Milão assinou um acordo com o VTT (Technical Research Centre of Finland), um centro de excelência europeu no setor da Ciência da Vida. Saúde, meio ambiente, bioengenharia e energia são as pontas de diamante desta união que torna o ateneu milanês ainda mais internacional. O objetivo é aumentar o número de publicações científicas, além dos brevetos. Isso sem falar no maior intercâmbio de doutores, professores, estudantes e pesquisadores. A abertura de parcerias com outras insituições acadêmicas faz parte da estratégia de incrementar e compartilhar o conhecimento na Europa.
Criatividade contra burocracia
A Braidense, no bairro de Brera, no centro de Milão, é a quarta maior biblioteca da Itália. Do alto de seus 240 anos de existência e um milhão e meio de volumes, serve de exemplo para a sobrevivência em tempos de vacas magras. Recentemente, as prateleiras históricas repletas de livros foram cenário para um vídeo publicitário. Em troca, os administradores conseguiram arrecadar fundos para trocar os vidros quebrados e consertar e pintar portas e janelas. Em 2006, o orçamento era de 320 mil euros; hoje, caiu para um quinto deste valor, ou seja, 70 mil euros. Proibida pela burocracia de receber dinheiro de fora, as faturas dos trabalhos necessários são pagas pelos doadores privados.
Dança da vida
A Bienal de Dança de Veneza, dirigida pelo brasileiro Ismael Ivo, prepara uma turnê com os seus alunos. São 25 jovens, com idades entre 19 e 23 anos. Entre eles, estão cinco brasileiros selecionados pelo Sesc de São Paulo. Todos possuem nas costas experiências familiares doloridas e encontraram na dança uma forma legítima de expressão e uma espécie de salva-vidas para exorcizar a insegurança de um futuro incerto. Capoeira, hip hop, break dance e funk são alguns dos gêneros de coreografias que eles irão apresentar em Veneza durante o mês de maio e depois em outras cidades da Itália. Mais informações no site www.labiennale.org/it/danza/index.html
Jogo do bicho
Depois de Pato pode ser a vez do Ganso. O Milan quer comprar o jogador do Santos. Mas querer não é poder. Além disso, o Milan tem na Inter de Leonardo um adversário difícil tanto dentro do campo quanto fora dos gramados. Os dois clubes acompanham de perto os passos do Ganso, mas o Milan foi o primeiro a sair a descoberto com a decisão de acelerar as negociações com Vertonghen do Ajax e com o brasileiro do clube paulista. O mercado de meio de ano ainda está longe, porém as jogadas começam com antecedência. E os golpes baixos e por baixo dos panos fazem parte do show.
Reward
O “comune” de Seveso, na periferia de Milão, oferece uma recompensa de 5 mil euros para quem der uma informação que leve à prisão de uma banda de ladrões de bueiros. O roubo de mais de cinquenta, em pouco tempo, levou as autoridades locais a apelarem para a velha fórmula do faroeste. As notificaçõs sobre o desaparecimento dos bueiros chegam através dos telefonemas dos cidadãos alarmados e preocupados com a segurança dos pedestres que podem cair no buraco. E, para tapá-lo, como se deve, custa 180 euros, cada um.