Comunità Italiana

Milão

Saldo fora da lei

O mês dos saldos, das liquidações, é julho. Mas, diante da crise, muitos comerciantes em Milão já começaram a chamar os clientes preferenciais. Naturalmente, tudo corre por debaixo dos panos, ou melhor, das roupas. A lei veta os descontos 30 dias antes da data oficial. A discriminação entre os consumidores “imortais” e os pobres mortais acabou parando nos jornais. O problema é antigo e a Associação dos Consumidores pede a liberalização dos saldos, até porque os outlets vendem produtos de grife o ano inteiro com preços contidos e a internet facilita o comércio de peças com 70 a 80% de descontos contínuos… Enfim… é só não ver e paga mais barato quem não quer.  Então, quem estiver em Milão e na Itália, em geral, vai encontrar bons preços nas vitrines. Já as melhores peças… é dúvida.

O real e o virtual

Laptops, Ipods, tablets, palmares e outras bugigangas eletrônicas possuem algo em comum além da conexão com a rede de internet: esses aparelhos precisam de proteção. Não apenas contra vírus e outros ataques virtuais, mas, sim, contra a pressa, o esbarrão, a queda no chão. E como uma segunda pele: bolsas e embalagens de neoprene se tornam acessórios importantes para garantir vida longa sem correr riscos desnecessários. Somente no ano passado, a produção de uma empresa de Milão, a Tucano, cresceu 18%. Mais da metade é exportado para as Américas, Ásia, Oceania e países da Europa.

Toda nudez será evitada

A quantidade de mulheres com pouca ou nenhuma roupa na publicidade italiana chamou a atenção de um grupo de diretores de criação. A partir de uma série de protestos contra a exploração do corpo feminino até para vender sabe-se lá o quê, os sócios da ADCI, Art Directors Club Italiano, decidiram lançar um manifesto que prevê  a recusa das agências em produzir e veicular anúncios que tenham o nu gratuito como moldura para o produto ou para o serviço em venda. E eles pedem: honestidade; beleza; respeito; pudor; inteligência; atenção ao estereótipo; bom senso e corretismo.

Aperfeiçoamento

A Universidade Cattolica, em Milão, abre um curso Master em Media Relation e Comunicazione d’Impresa. A ideia é dar às empresas a chance de investir nos próprios recursos humanos, na formação de gerentes jovens e funcionários ligados ao mundo da comunicação. O Master é realizado em colaboração com a ENI, colosso italiano da energia, e dura seis meses, com três de estágio. Outro Master é o de Economia e Gestão das Trocas Internacionais. Desta vez, o objetivo é o mercado do comércio exterior. Dura um ano e se desenha como fundamental para quem quer manter o passo com o crescimento deste mercado.

Moda masculina

Movimentos geométricos, micros e macros, estampados em tecidos leves e soltos garantem a liberdade, pelo menos no campo da moda, de ir e vir do consumidor final. Segundo o rei Giorgio, Giorgio Armani, “desta forma, a silhueta se torna mais sinuosa e sutil”. Como sempre, a coleção masculina do mestre serve de ponto de referência para todos os “buyers” e estilistas que fazem da semana da moda masculina — que, na realidade, dura quatro dias — um momento para fazer balanços, festejar a retomada das vendas e promover encontros culturais e mundanos (em casa ou em terraços exclusivos), como ocorre na Semana da Moda Feminina.