Milão, de vento em popa
A região da Lombardia se une àquela de Valência, na Espanha, na disputa da prestigiosa America’s Cup, a mais antiga competição de vela do mundo. O círculo de vela de Gargnano, no lago de Garda, revive a aventura de +39, o barco que participou da edição de 2007. A nova embarcação é um catamarã de cerca de 23 metros de comprimento, e vai bater as bandeiras italiana e espanhola. A inscrição foi assinada em Milão e o orçamento para a participação gira em torno dos 54 milhões de euros. Esporte e tecnologia elevados a um nível altíssimo vão estar à dura prova na baía de San Francisco, nos Estados Unidos, em 2013.
La Scala, em cartaz nos cinemas
A Orquestra Filarmônica della Scala vai entrar em cartaz nos cinemas de Milão, além de outras 200 salas espalhadas pela Itália e mais de mil em outros 40 países. O objetivo é comemorar os 30 anos da orquestra com transmissões ao vivo das apresentações no teatro Alla Scala, junto às telonas dos cinemas com tecnologia adequada para receber os sinais televisivos. A meta principal é conquistar novos públicos com a exibição de um espetáculo visto de todos os ângulos possíveis e imagináveis, graças a 30 câmeras instaladas no palco. Ao invés de ir ao teatro, o espectador compra o bilhete no cinema e assiste ao espetáculo com todo o conforto, pipoca e refrigerante, e com a vantagem de, no intervalo, assistir a entrevistas com os músicos e o maestro. O primeiro espetáculo acontece no dia 26 de janeiro. O programa pode ser visto no site www.filarmonica.it
Cubo gastronômico
Um restaurante móvel aterrissou sobre um prédio debruçado sobre a catedral do Duomo. O projeto “itinerante” da Electrolux é um “bistrô” de 140 metros quadrados, com 18 lugares à mesa. O cardápio custa, pelo menos, 200 euros por pessoa. The Cube ganhou o patrocínio do Comune da cidade. A ideia é testar novas formas arquitetônicas, tendo como objetivo um futuro estudo para a requalificação do centro da cidade. Obviamente, como tudo na Itália, aplausos e vaias seguem de mãos dadas com a iniciativa pioneira.
A arte de receber bem
A embaixatriz Solange Greco da Fonseca, mulher do embaixador e cônsul do Brasil em Milão, Luiz Henrique Pereira da Fonseca, lançou o livro Etichetta e Protocollo, pela editora Italplanet Edizioni. “O protocolo se aprende com a teoria, a etiqueta com o passar do tempo. Nada é mais importante do que ser natural e espontâneo para estar à altura”, afirma a autora do livro, com conhecimento de causa. A embaixatriz-amiga dá dicas sobre como receber os convidados, preparar a mesa e distribuir os comensais sem ofender ninguém, entre outras sugestões valiosas, com uma linguagem simples e direta. Regrinhas básicas e importantes, recolhidas em mil e uma recepções durante a longa carreira da autora. O livro pode ser encontrado no site www.booksimport.it
Mosaicos da Galleria
A obra de restauração durou sete meses e com o canteiro de obras aberto ao público, o que é uma novidade que pôde seguir dia após dia. De agora em diante, os turistas e habitantes da cidade, assíduos frequentadores da galeria mais chique da Itália, a Galleria Vittorio Emanuele, no centro de Milão, podem admirar os mosaicos que retratam os símbolos da cidade. Desenhados no chão, após 45 anos do último restauro, eles voltam a “iluminar” o pavimento do local construído em 1865 pelo arquiteto Giuseppe Mengoni.