Comunità Italiana

Milão

Milão e o Papa Bento XVI
A última vez que um papa esteve em Milão foi em 1984, com João Paulo II, o Papa peregrino. Mas, para o Sétimo Encontro Mundial da Família, previsto para ocorrer entre 30 de maio e 3 de junho, Bento XVI dará o ar da graça. Naturalmente, a organização do evento está se movendo com muita antecedência. Uma grande campanha da arquidiocese da cidade está em campo para acolher as milhares de famílias que deverão se hospedar em estruturas religiosas e casas de habitantes locais. Mais informações no site:
www.family2012.com

Lombardia de bicicleta
A região da Lombardia aderiu ao movimento da Federação Italiana Amigos da Bicicleta, que pede equiparação, em termos de apólice de seguro público, a ciclistas acidentados no trajeto entre a casa e o local de trabalho, e vice-versa. O problema é que, até hoje, com todas as políticas de incentivo ao transporte público e ao menor uso dos meios privados, a exemplo de carros e motos, a bicicleta continua excluída dos benefícios previstos pela lei que não a contempla como um meio de locomoção.

Juventude grávida
O número de mães adolescentes cresce na Lombardia. Das 30% das jovens grávidas que procuraram os consultórios médicos da região, mais da metade era formada por italianas. Elas estão sujeitas a altíssimos riscos psicopatológicos, enquanto as crianças podem sofrer maus tratos. Os dados emergem do primeiro ano do programa do hospital San Paolo dedicado à questão. O projeto conta com o apoio da Fundação Ambrosiana e da Universidade Milano Bicocca.Nos últimos dois anos, o hospital atendeu 181 mulheres jovens, sendo 35 entre 14 e 18 anos. Elas são acompanhadas por um serviço especial que tem como objetivo a redução dos riscos físicos e mentais para as futuras mães e seus filhos.

Psicólogos fajutas
Milão é uma cidade cheia de gente rica, deprimida e nervosa. Os sofás dos psicólogos e psiquiatras estão sempre lotados, mesmo com a crise. O que muitos pacientes não sabem é que o número de falsos profissionais do ramo aumenta. Charlatões de plantão e “extra comunitários” com cursos no exterior mas sem o devido reconhecimento italiano estão na alça de mira da polícia após o crescimento das denúncias que chegaram a 30 em 2010, a 50 em 2011 e já somam 16 no começo deste ano.

Queda livre
Após a era Mourinho e os títulos seguidos um após o outro, a Inter apenas coleciona derrotas. Depois de Leonardo, que “escapou” do naufrágio anunciado rumo à França, e Gasperini, sobrou para Claudio Ranieri: ótimo treinador, porém incapaz de colocar o grupo no caminho da vitória. Agora, para guiar este verdadeiro exército de Brancaleone de Julio Cesar e companhia, chega o técnico do time Primavera da Inter, Andrea Stramaccioni, de apenas 36 anos. Vamos ver se santo de casa faz milagre.