Praças milanesas
Lojas, auditórios, residências e escritórios são elementos fundamentais para dar e manter viva uma praça pública, centro da vida italiana, e, como o bar, a praia do milanês. Este é o segredo da praça Gae Aulenti, em Porta Nuova, vizinha à estação de trens e metrô de Porta Garibaldi. Seus 100 metros de diâmetro e seis andares sobre o nível da rua, projeto do arquiteto argentino César Pelli, servem de modelo para futuras reurbanizações de outros espaços públicos e entregues às moscas, como a de Portello, a maior da cidade, com 17 mil metros quadrados vazios. Em compensação, renasce a praça Leonardo, em Città Studi, uma espécie de “campus aberto” do Politécnico, depois de 1,8 milhões de euros, divididos entre o município e a universidade.
Auto-estima
Gostar de si próprio vai ser matéria do ensino fundamental. Crianças entre nove e 10 anos de idade irão participar de um curso de autoconhecimento. O projeto é experimental e foi elaborado por pesquisadores da Universidade Cattolica. Serão oito encontros ao longo de dois meses. Ao final, os participantes irão realizar uma prova. A ideia vai ser aplicada pela psicóloga Chiara Grecchi, na escola de Cornate d’Adda, com 22 alunos da quinta série, justamente um ano antes da passagem ao ensino médio, no qual começa a descrença no futuro e a insegurança na personalidade. O grupo vai conduzir os amigos com olhos vendados, encher uma mala com seus conhecimentos e um baú com as suas deficiências…
Esporte Armani
O estilista Giorgio Armani sempre mantém um pé na passarela e outro nas pistas e piscinas e campos esportivos. Depois de vestir a equipe italiana que foi aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os eleitos são os jogadores de futebol do time vencedor da série A da Alemanha, o Bayern de Munich, já campeões da elegância. O clube renovou a parceria com Giorgio Armani. A coleção vem do departamento Giorgio Armani Made to Measure e não precisa dizer que algodão, couro, lã e cachemer puros representam boa parte da matéria-prima das roupas esportivas e casuais. Um armário para todas as ocasiões, dentro e fora de campo, na vitória e na derrota.
MiTo
Milão e Turim apostam na força da união para incrementar o turismo. A região da Lombardia foi a segunda mais visitada da Itália e o Piemonte a décima, segundo os últimos dados da Agência Nacional do Turismo de 2014. A proximidade entre as duas cidades é um ponto a favor, graças aos trens de alta velocidade. Eles fazem a distância entre elas parecer ainda menor. Uma hora para ir de um centro ao outro. Muita gente mora em Turim e trabalha em Milão, todos os dias, e vice-versa (numa escala menor). O último quadrimestre registrou uma alta de 6.5 % de turistas em Milão. Os dois prefeitos, Giuseppe Sala e Chiara Appendino, recém-eleitos, prometem sinergia neste campo para concorrer com Veneza e Roma, em um país onde o vocábulo sistema soa como um insulto. É ver para crer.
Alarme social
Milão registra dois casos de alcoolismo entre jovens, todos os dias. O alerta chega do Núcleo de Operações de Álcool. Uma pesquisa com três mil milaneses constatou que 75% dos participantes (abaixo dos 34 anos) consumiu álcool de maneira excessiva no mês de outubro. E o estado de embriaguez atingiu quase 30% dos rapazes entre 15 e 24 anos. E quando um filho cai na blitz, os pais chegam e brigam com os policiais. A prevenção vai começar nas escolas, com palestras de médicos e policiais.