Comunità Italiana

Monti é recebido por Obama ao chegar em Washington


O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, chegou nesta madrugada, no horário de Brasília, aos Estados Unidos, onde participará do encontro dos líderes do G8, e foi recebido pelo presidente norte-americano, Barack Obama.
   
A cúpula de chefes de Governo e Estado ocorre hoje na casa de campo do mandatário dos EUA em Camp David, no estado de Maryland. Eles devem permanecer no país até sábado, quando participarão do encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Chicago.
   
Nestes dois dias, além de debaterem a crise econômica internacional, principalmente a crise das dívidas públicas na Europa, os líderes também devem tratar sobre a situação no Afeganistão, no Irã e na Síria.
   
O presidente da França, François Hollande, também já partiu de seu país em direção aos Estados Unidos, junto com seu chanceler, Laurent Fabius, e o ministro de Economia e Finanças, Pierre Moscovici. O titular francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, participará apenas da cúpula da OTAN.
   
Ontem, os participantes do encontro desta sexta-feira realizaram uma videoconferência para acertar a organização dos debates, e todos concordaram que as medidas de rigor e crescimento são ambas necessárias.
   
Sobre isso, o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que não participará do encontro, comentou hoje a um grupo de jornalistas que isso lhe parece, "do ponto de vista conceitual, muito claro há muito tempo". "É preciso ver quais as consequências que elas trazem", acrescentou o chefe de Estado. (ANSA)