Comunità Italiana

Monti elogia ‘desenvolvimento’ em curso na Tunísia

O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, elogiou o encaminhamento político da Tunísia após se encontrar com o chefe de Governo do país, Hamadi Jebali.    

Ele expressou "admiração" pelo "desenvolvimento de tão grande importância em curso na Tunísia".    

"O povo tunisiano, sob a liderança eficaz do primeiro-ministro, está levando à coroação as aspirações de democracia e liberdade que, com a Revolução dos Jasmins, 14 meses atrás, deram início à Primavera Árabe", recordou o premier.

   
Monti destacou as eleições para a Assembleia Constituinte, realizadas em 23 de outubro do ano passado, e a nomeação do novo governo, liderado pelo partido islamita Ennahda. Para o italiano, estas são "duas etapas significativas na construção de uma democracia".
   
Sobre as relações diplomáticas, o presidente do Conselho de Ministros da Itália assinalou que "estamos prontos para cooperar em setores estratégicos, com particular referência às pequenas e médias empresas".
   
"Penso, por exemplo, no setor do turismo, tão importante para criar desenvolvimento e trabalho para os jovens tunisianos", mas "também no de energia", indicou. (ANSA)