O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, visitará o Japão entre 27 e 30 de março, para conversar com o premier japonês, Yoshihiko Noda, sobre questões bilaterais e internacionais.
A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores japonês, confirmando o anúncio feito pelo vice-ministro da pasta, Ryuji Yamane.
De acordo com uma nota da Chancelaria japonesa, a visita deverá desenvolver as "relações amigáveis e de cooperação" entre os dois países.
O premier italiano, segundo o jornal francês Le Monde, é cogitado para substituir o luxemburguês Jean-Claude Juncker na Presidência do Grupo do Euro, que reúne os ministros das Finanças dos 17 países que adotam o euro como moeda única.
O jornal publicou hoje que "foi discretamente solicitado pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy", o premier italiano para substituir Juncker, que termina em junho seu terceiro mandato à frente do Grupo do Euro.
Monti, segundo o Le Monde, "poderia satisfazer o Norte e o Sul da zona do euro". De acordo com o jornal, o italiano debateria o assunto com Juncker nesta segunda-feira em Bruxelas. (ANSA)