Um monumento dedicado a Umberto Eco, um dos maiores escritores italianos falecido há três anos, será inaugurado nesta quarta-feira (31), às 19h30 (horário local), na cidade de Alessandria, na região do Piemonte.
A obra de acrílico com películas adesivas e luzes de LED representando o artista com um lenço e chapéu será instalada simbolicamente na Piazza Vittorio Veneto, perto da entrada da Biblioteca Cívica Francesca Vittorio, “como uma devida homenagem ao ilustre escritor alexandrino”. A escultura foi criada pelo artista Marco Lodola e cedida por empréstimo à cidade pela Fundação Cassa di Risparmio di Alessandria.
O evento de inauguração é organizado por “La Milanesiana”, associação com autores e eventos culturais, liderada por Elisabetta Sgarbi. A expectativa é de que participem da cerimônia o presidente da Fundação Cassa di Risparmio Alessandria, Luciano Mariano, o prefeito da cidade, Gianfranco Cuttica di Revigliasco, o artista Lodola e o crítico de arte Vittorio Sgarbi. Gianni Coscia, amigo pessoal de Eco, também deve estar presente.
Umberto Eco faleceu no dia 19 de fevereiro de 2016 e é considerado um dos principais escritores italianos reconhecido mundialmente. Ele nascera em Alessandria em 5 de janeiro de 1932, e entre os seus maiores sucessos literários estão “O Nome da Rosa”, de 1980, e “O Pêndulo de Foucault”, de 1988.
Sua última obra, “Número zero”, foi publicada em 2016 e fala sobre a redação imaginária de um jornal, com fortes referências à história política, jornalística e judiciária da Itália.