O candidato à Presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, de 49 anos, faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 13, em decorrência da queda do avião onde ele viajava, em Santos.
A candidata à vice-presidência junto a Campos, Marina Silva, não estava no avião. No Twitter, o movimento político Rede Sustentabilidade, ligado a Marina, lamentou o ocorrido. “Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã”. Ainda de acordo com a legenda, a candidata a vice está em estado de choque e segue agora para Santos. Marina teria decidido na noite de ontem que não iria viajar com o candidato.
Ao contrário do que chegou a ser especulado, a mulher do ex-governador de Pernambuco, Renata, e seu filho mais novo, Miguel, de poucos meses, não estavam com ele. Ao todo, o voo levava sete pessoas: Pedro Valadares Neto, Carlos Augusto Leal Filho, Alexandre Gomes e Silva, Marcelo Lira, Geraldo da Cunha e Marcos Martins, além do próprio candidato. Todos morreram. Ao menos três pessoas que estavam na rua ficaram feridas e foram hospitalizadas. A aeronave atingiu uma casa e três automóveis.
A mãe de Campos, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, deixou o prédio da Corte de forma discreta e sem falar com a imprensa ao saber da queda do avião.
De acordo com fontes locais, o avião modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, tinha saído do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino final ao Guarujá e caiu cerca de uma hora depois. O jato particular estava em situação regular, de acordo com o jornal “O Estado de S.Paulo. O certificado de aeronavegabilidade era válido até 22 de fevereiro de 2017.
O acidente pode ter sido causado pelo mau tempo, já que chovia bastante no município. Toda a área ao entorno foi isolada.
A presidente Dilma Rousseff e o candidato Aécio Neves (PSDB) cancelaram seus compromissos oficiais para esta quarta-feira. A mandatária deveria dar uma entrevista ao programa Jornal Nacional nesta noite, como Campos fez na última terça-feira. Ela dará uma coletiva de imprensa sobre a tragédia em breve. (ANSA)