Morreu ontem, aos 87 anos, o jornalista, escritor e historiador Julio Vanni, vítima de complicações de um AVC.
Julio foi um dos diretores fundadores da revista ComunitàItaliana e ainda estava ligado à revista, contribuindo mensalmente com a coluna Cose Nostre. Entre 1967 a 1970, Julio Vanni exerceu o cargo de prefeito da cidade mineira de Pequeri, situada a 300 km de Belo Horizonte.
Seu corpo foi velado ontem no cemitério São Francisco, em Niterói, até as 19:00h e hoje seguiu para Pequeri, sua cidade natal, onde será sepultado.
Filho de um imigrante italiano de Lucca, na Toscana, Julio Vanni nasceu em Pequeri, Minas Gerais, em 25 de março de 1927. Unindo o seu lado peninsular com raízes mineiras, tornou-se uma figura admirável e profundo pesquisador de sua região de origem, onde se destacam os municípios de Juiz de Fora, Pequeri, Bicas, Mar de Espanha, Guarará, Santana do Deserto, Maripá de Minas, Chiador, São João Nepomuceno, Senador Cortes, Chácara, Matias Barbosa, Simão Pereira, Além Paraíba e outros, situados na fronteira fluminense.
Professor universitário, jornalista, bacharel em direito e pedagogo, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora, do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, da Academia Juizforana de Letras, do Cenáculo Fluminense de História e Letras e de outras instituições do interior do país.
Foi um dos sócios fundadores do jornal ComunitàItaliana ao lado de Pietro Petraglia.Também presidiu a Associazioni Lucchesi nel Mondo, Sezione di Rio de Janeiro, e foi condecorado pela Câmara de Comércio de Lucca pelo trabalho desenvolvido no Brasil.
Julio rambém recebeu o título de cidadão honorário do estado do Rio de Janeiro e dos municípios de Campos, Niterói, Quiçamã e São Gonçalo.
Foi professor e diretor das Faculdades Plínio Leite, que ajudou a criar, em Niterói, delegado do Ministério da Educação no estado do Rio de Janeiro e presidente estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade.
Quando prefeito de sua terra natal, Pequeri, MG, fundou o primeiro ginásio da cidade, hospital, jardim de infância, instalou a primeira rede urbana de telefones, iniciou o calçamento e implantou a infra-estrutura necessária ao seu desenvolvimento, a ponto de vê-la, mais tarde, classificada como a quarta cidade da região em qualidade de vida.
Como autor, publicou “Aspectos Pedagógicos da Educação do Surdo”, “Meu cordel”, “Telúria”, “Italianos no Rio de Janeiro” e “Itália, Meu Amor”.