Comunità Italiana

Mostra de livros antigos traz manuscritos de Dante e evento sobre Pinóquio

Um manuscrito do século XIV da "Divina Comédia" de Dante Alighieri, a "editio princeps" de 1561 de "La historia di Italia" de Francesco Guicciardini e raras edições de Pinóquio são algumas das obras mais importantes que farão parte da XIX Mostra do Livro Antigo, que acontece entre os dias 14 e 16 de março em Milão.
   
De acordo com os organizadores, essa edição da mostra promete atrair um público mais abrangente que as mostras anteriores.
   
Alguns expositores irão apresentar coleções completas de obras de artistas e autores célebres, que nunca haviam sido expostas antes, com o intuito de chamar a atenção dos aficionados por arte, cultura e design, além de bibliófilos e colecionadores.
   
Durante o evento, haverá uma msotra especial dedicada a Pinóquio, em que será apresentada ao público a maior e mais importante coleção sobre o boneco que queria virar menino.
   
Na mostra paralela sobre Pinóquio, cuja história foi escrita por Carlo Collodi, haverá maior destaque não só para as ilustrações originais, mas também para brinquedos, histórias em quadrinhos e pôsteres.
   
Mas o objetivo do evento são os livros antigos, como incunábulos, impressões seculares, volumes difíceis de serem encontrados de 1600 e 1700, e raridades editoriais. O manuscrito da "Divina Comédia" é formado por 16 páginas onde estão escritos dez cantos do Inferno.
   
A obra de Guicciardini trata-se de uma edição póstuma preparada por um parente, composta dos primeiros 16 livros de "La historia di Italia", cuja primeira edição completa só foi impressa em 1567. Neste trabalho, que se tornou um dos mais importante estudos sobre a história da Itália, o autor faz um relato das guerras italianas.
   
Haverá também uma coleção de poesias eróticas em uma edição rara do século XVIII, "Amore ed eros"; uma edição raríssima de 1748 de "Do Espírito das Leis", de Montesquieu; e uma primeira edição de 1630 do texto utopista de Tommaso Campanella, "Astrologicorum Libri VII".
 
 
 
 
Fonte: Ansa