Pela primeira vez, será apresentada ao público uma exposição inteiramente dedicada a Pinocchio com o maior número de obras coletadas sobre o famoso personagem, criado pelo escritor italiano Carlo Lorenzini "Collodi".
Depois da Bíblia, o Pinocchio de Collodi é o livro mais publicado nos últimos 100 anos e já foi fonte de inspiração para quase 300 ilustradores, só na Itália.
Na mostra, estarão presentes as obras mais originais sobre o tema, como as primeiras pré-edições de 1881 até as atuais, além de jogos, histórias em quadrinhos, pôsteres, manifestos, esculturas de cerâmica etc.
Também serão expostas produções curiosas, como esculturas em lata e figurinhas que viraram raridades de colecionadores e mesmo objetos de culto ao longo dos anos.
"Na Itália, existem hoje quase 400 colecionadores de Pinocchio. Um deles era Alberto Sordi, que, durante uma antiga entrevista, confessou que sua maior angústia era não possuir a primeira edição do livro, de 1883", contam os organizadores.
A mostra sobre Pinocchio, com curadoria de Giuseppe Zanasi, será acompanhada de uma publicação inédita: um breve artigo escrito especialmente por Mauro Nasti, um dos maiores especialistas da história do livro ilustrado.
O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 de março, dentro da 19ª Mostra do Livro Antigo, organizada pela Fondazione Biblioteca di Via Senato, e realizada no Palazzo della Permanente de Milão.
Fonte: Ansa