Comunità Italiana

Mudança de sistema

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, criticou a proposta do ex-premier Silvio Berlusconi de instaurar um sistema presidencialista no país, substituindo o parlamentarismo. A sugestão do líder do partido Forza Italia chega em meio às discussões sobre uma nova lei eleitoral, já que a última foi declarada inconstitucional pela Justiça.
“É preciso completar o percurso que acordamos. Abrir a questão do presidencialismo agora é inoportuno e intempestivo. Estamos a um passo da conclusão, é inútil começar esse debate”, disse Renzi aos seus aliados. No começo do ano, ele e Berlusconi, apesar de serem rivais políticos, concordaram em aprovar um projeto que altera a forma de votação no país, mas mantém o regime vigente. Ou seja, com um primeiro-ministro como chefe de governo e eleito indiretamente e um chefe de Estado, cargo hoje ocupado por Giorgio Napolitano.
Para o líder do Forza Italia, é preciso simplificar o sistema político italiano. “Temos um chefe de Estado que hoje ultrapassa as funções previstas na Constituição”, declarou o ex-premier. (ANSA)