O papa Bento XVI designou a italiana Flaminia Giovanelli para a Subsecretaria do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o que a torna a primeira mulher laica a ocupar o cargo neste dicastério.
Giovanelli, que há 36 anos está a serviço deste conselho, é de Roma e tem 62 anos. Além de ser formada em Ciências Políticas, ela também tem o diploma de Biblioteconomia e fala fluentemente o francês, o espanhol e o inglês.
No decorrer de sua carreira, Giovanelli se especializou em políticas de desenvolvimento e trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), do Conselho da Europa, da União Europeia, do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc) e da Comissão Econômica da ONU para a Europa (Unece).
Em nota, o presidente deste Conselho Pontifício, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, ressaltou a importância desta nomeação, que "confirma a grande confiança da Igreja e do Santo Padre Bento XVI na mulher".
Uma escolha que "demonstra o empenho da Igreja na promoção da dignidade e dos direitos da mulher no mundo, questões tratadas por este Dicastério", completa o comunicado.
A primeira laica a desempenhar tal papel foi Rosemary Goldie, que em 1966 foi nomeada subsecretária do Pontifício Conselho para os Leigos.
Atualmente, a irmã Rosanna Enrica desempenha a mesma função na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.
Fonte: Ansa