Por seis meses, entre 1° de maio e 31 de outubro do próximo ano, Milão — sede da Expo 2015 — capturará a atenção de todo o mundo e, sobretudo, será o destino chave para o turismo internacional, incluindo os brasileiros, que aproveitarão para conhecer e visitar também as outras cidades do Belpaese.
Com o tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”, a Expo 2015 deve reunir 147 países participantes e cerca de 20 milhões de visitantes. Desses, são esperados 600 mil originários do Brasil, que atualmente é o país que mais envia turistas para Milão, depois da China e dos Estados Unidos.
Há sete meses foi criada a Explora, uma companhia de marketing criada pela Câmara de Comércio de Milão, Expo 2015, Unioncamere Lombardia e Região Lombardia, para promover a oferta turística não só em Milão, como em outras regiões vizinhas como Piemonte e Ligúria e das cidades de Parma e Bologna.
— O Brasil hoje é um mercado estratégico e queremos apresentar um destino um pouco mais amplo do que Milão, pois queremos que o turista conheça as outras regiões da Itália — explicou o CEO da Explora, Josep Ejarque, que no mês de agosto visitou São Paulo e Rio de Janeiro para apresentar a nova marca Wonderfulexpo2015, com a oferta turística completa da Lombardia, além de outras informações úteis para passar as férias na região.
Ejarque informou que será lançado em breve um portal BtoB e BtoC (www.trade.wonderfulexpo2015.info) dirigido aos operadores turísticos para que possam fazer as reservas com as empresas apresentadas no site de Explora, sem custos e com tratativas diretas com os fornecedores.
Na reunião na sede do Comites do Rio de Janeiro, o executivo apresentou o projeto de Expo Made of Italians, direcionado a todos os italianos residentes no exterior e os descendentes até a quarta geração.
Descobrir roteiros diferenciados da capital italiana da moda e da sua região
Wonderful Expo 2015 tem como objetivo promover as belezas naturais, culturais e enogastronômicas de Milão e da Lombardia através de uma plataforma multicanal e multi-idiomas, com informações sempre atualizadas.
A filosofia de Explora é atender os turistas com produtos e serviços de acordo com os seus interesses e necessidades. Para facilitar na hora de escolher, dividiram as propostas em várias categorias, como hotel, excursões, diversão, degustação. Neste contexto se encaixam os diferentes programas, como o Brazilian Friendly Accomodation, que apoia o turista brasileiro na Itália com serviço em português.
— Existem muitas outras Itálias e produtos diferentes dentro do mesmo país. O brasileiro é apresentado apenas a uma parte de todo o nosso turismo. Os segmentos e destinos se espalham pela prática de esportes, gastronomia e belas paisagens naturais — ressaltou Ejarque.
Uma ótima desculpa para visitar o país de origem
O outro programa apresentado foi Made of italians, que tem o objetivo de convidar os italianos residentes no exterior e os oriundos a visitar o Belpaese na ocasião da Expo 2015, oferecendo descontos e vantagens exclusivas. Para participar da iniciativa o primeiro passo é cadastrar-se no portal www.madeofitalians.expo2015.org preenchendo o formulário com o número de passaporte ou número de inscrição na Anagrafe degli Italiani Residenti all’Estero (Aire) e adquirir um ingresso para a Expo2015 com 25% de desconto. Após aderir à iniciativa, o visitante terá direito a benefícios e descontos exclusivos em hotéis, museus, eventos culturais, viagens, restaurantes e lojas.
Caso o brasileiro não tenha ainda conseguido a cidadania italiana, Ejarque esclareceu que Explora verificará a sua situação com as instituições italianas para que possa participar do programa.
Além de visitar um evento mundial que acontece a cada cinco anos, será uma ocasião única para os italianos que vivem no exterior e os oriundos encontrarem os lugares de infância e juventude, e também para aprender a conhecer aquela Itália vivida apenas através das histórias de seus avós.
As vantagens do programa
Participando do programa Made of Italians, os italianos e seus descendentes poderão acessar as várias promoções e atenções particulares reservadas a eles. A Explora aconselha sempre visitar o site do programa (www.madeofitalians.info) para conhecer as mais recentes vantagens acrescentadas.
Expo 2015: oferece um ingresso especial chamado Welcome Back com desconto de 25%
Pavilhão Itália: reserva uma recepção calorosa aos visitantes italianos
Explora: acolherá no site Expo os participantes com boas-vindas particulares
Hotéis: algumas cadeias de hotéis oferecem tarifas especiais para estadia de uma noite em Milão, na Lombardia e em outras cidades italianas
Trenitalia: oferece tarifas especiais em todas as viagens nacionais nos trens de alta velocidade a partir e com destino à estação Expo
Illy Caffè: desconto de 10% para compras nas lojas Illyshop de Milão e nas lojas do Cluster del caffè no site expositivo
Fiat Chrysler: tarifas especiais para alugar veículos do grupo Fiat Chrysler
Puresport: 20% de desconto no Autódromo Nacional de Monza para dirigir uma Ferrari 458 Itália
Etihad: tarifas especiais nos voos de Ásia, Austrália e Oriente Médio para Itália
Alitalia: descontos especiais nos voos nacionais e todos os benefícios do programa Vivi l’Italia
Companhias aéreas: as companhias aéreas dos países-alvo do programa Made of Italians oferecem tarifas especiais de ida e volta
Telecom Itália: ofertas em ligações e internet com desconto de 30%; respeito às tarifas comerciais em vigor
Intesa SanPaolo: desconto de 50% para fazer um cartão de pagamento personalizado com sua própria foto
Museus: entradas gratuitas ou reduzidas em museus
Restaurantes: descontos em restaurantes e lojas