{mosimage}Festival gastronômico com preços diferenciados fideliza o cliente e reúne restaurantes de todo o Brasil para homenagear a culinária italiana
O festival Brasil Sabor, maior evento de gastronomia do país, chega em 2012 à sua 7ª edição, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de vários estados. Em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, o evento acontece de 3 de maio a 3 de junho, com o tema Quem tem boca vai a Roma — em uma homenagem à presença italiana no Brasil. Os chefs elaboraram receitas inspirados no BelPaese e qualquer restaurante associado à Abrasel pode participar, desde que coloque à disposição do cliente a refeição pela metade do preço durante dois dias da semana. O festival reúne mais de dois mil restaurantes de 200 cidades, com a participação das 27 capitais do país.
— Um evento como o Brasil Sabor é importante, pois fomenta a criatividade dos estabelecimentos e estimula a clientela a conhecer novos restaurantes. Também aquece o turismo e faz com que empresários invistam na estrutura dos restaurantes, no marketing gastronômico e na mão de obra especializada. Acima de tudo, une os empresários na discussão de melhorias para o setor — ressalta o presidente da Abrasel de Santa Catarina, Fábio Queiroz.
Muitos restaurantes estão animados com a ideia de desenvolver pratos da culinária italiana: alguns estabelecimentos paulistanos, por esse motivo, inovaram e colocaram em suas criações nomes de regiões, bairros e monumentos italianos. A Pizza Bixiga, criada pela Pizzaria e Wine Bar Prestíssimo, homenageia, através de seu prato, o tradicional bairro boêmio e reduto italiano da cidade. O sanduíche Coliseu remete ao cartão-postal romano, oferecido no almoço do restaurante Mortadela Brasil.
— O festival é um evento significativo para o setor, pois é terreno fértil para estimular a fidelização de novos clientes, que estarão visitando as casas participantes. Além disso, o prato criado para o festival poderá ser incorporado ao cardápio, tornando as opções dos restaurantes mais atrativas — comenta o presidente da Abrasel de São Paulo, Joaquim Saraiva.
A inauguração do Brasil Sabor, em Minas Gerais, estado que conta com 83 restaurantes participantes, contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Agostinho Patrus Filho, que salientou a importância do estado como destino turístico, reconhecido nacional e internacionalmente por sua culinária.
— Além de incrementar o calendário de atividades dos municípios, eventos como esse capacitam nossa gente para receber com qualidade o exigente turista internacional, que estará aqui nos próximos anos para eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo — ressaltou o secretário.
De acordo com o presidente da Abrasel de Minas Gerais, Fernando Júnior, o objetivo do evento é valorizar a culinária regional e a miscigenação de raças que compõe o povo brasileiro.
— Temos uma grande quantidade de imigrantes italianos no Brasil, e isso fez com que nossa culinária tivesse fortes influências da terra da bota. O intercâmbio entre os países sempre traz um ganho a mais para nossa gastronomia local — enfatizou Fernando Júnior.
A gastronomia sustentável
no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o lançamento do Brasil Sabor aconteceu no Museu de Arte Moderna (MAM), no dia 3 de maio, ocasião em que os convidados puderam degustar pratos de restaurantes renomados de várias regiões fluminenses. Na inauguração do festival, a presidente da Abrasel do Rio, Ana Maria Torres, assinou compromisso com o Ministério do Turismo para a introdução do projeto Passaporte Verde, cujo objetivo é divulgar atitudes de responsabilidade ambiental no consumo e na oferta de produtos. Paraty foi a cidade escolhida para lançar a campanha piloto, em parceria com a Agenda 21. Com essa iniciativa, a Abrasel do Rio estará mobilizando todo o setor de alimentação fora do lar, já que esse mercado é um dos grandes responsáveis pela qualidade do meio ambiente, no que diz respeito à reciclagem, ao reaproveitamento de alimentos, ao tratamento correto do lixo e à coleta adequada de óleo. O Passaporte Verde depois será adaptado para outras cidades do Rio e para as demais regiões brasileiras. Leila Braga Passini, sócia-proprietária da Casa do Fogo, em Paraty, ressalta que muitos restaurantes na cidade já seguem práticas sustentáveis há algum tempo.
— O projeto procura elucidar as pessoas sobre os lugares, as pousadas e os restaurantes que trabalham de forma sustentável. No meu restaurante, seguimos alguns princípios sustentáveis. Compramos produtos diretamente de quem trabalha de forma ecológica com agroflorestas, com agricultura familiar, e dos pequenos pescadores que respeitam o período de defesa, em que a pesca de determinados frutos do mar está fechada. Nesse período, os restaurantes da gastronomia sustentável não podem comprar tais produtos para não estimular o comércio ilegal. Outra coisa que realizamos é a coleta do óleo: para evitar que ele seja jogado nas águas, lhe damos um destino correto. Quanto ao reaproveitamento de alimentos, usamos composteiras e temos parcerias com produtores. Nada é dispensado. Na cozinha, a criatividade faz uso de tudo — explica Leila.
O diretor da Abrasel do Rio de Janeiro, Luciano Bartolomeu, falou sobre a importância das parcerias econômicas e administrativas com instituições como Ambev, Sebrae e Ecolab, para a promoção do evento, e salientou que as redes sociais contribuem muito para a divulgação do festival, gerando uma maior participação do público que utiliza a internet para se informar sobre restaurantes, pratos e preços.
— A AmBev, fornecedora das bebidas que acompanham os pratos, e o Sebrae, que auxilia os microempresários, são nossos parceiros, bem como a Ecolab, que é a maior empresa de higienização do mundo. O Sebrae é parceiro da Abrasel na área de soluções para a gestão. Nós criamos com o Sebrae um sistema administrativo chamado “Giro”, um tipo de gestão inteligente, onde os restaurantes podem se organizar com menos desperdício. Contamos também com a participação do Senac, que, junto com o evento, divulga os cursos de bartender e de chef profissional. No estado do Rio, o Brasil Sabor não só é bom pelas parcerias econômicas, como também pelo aumento de mais de 50% no movimento do público nos estabelecimentos. Além disso, promoções nas redes sociais divulgam o festival e possibilitam a troca de informações e opiniões sobre pratos e restaurantes. No Facebook, por exemplo, quem curtir a página do Brasil Sabor concorre a uma viagem de ida e volta a Roma, o que tem a ver com o o slogan Quem tem boca vai a Roma. Além da viagem, são feitos sorteios de jantares e de livros. No final de maio, iremos imortalizar as 33 receitas, na sétima edição do livro Segredos dos Chefs — contou Bartolomeu.
O Brasil Sabor desmistifica que a comida italiana se resuma a massas. O evento abre o leque de possibilidades sobre esta culinária europeia, que tanto tem a oferecer e agregar em prática gastronômica, enfatiza a presidente da Accademia Italiana della Cucina, Fernanda Maranesi.
— A Itália não deve ser conhecida apenas pela massa, pois a comida mediterrânea é muito rica em vários produtos, e o festival mostra essa variedade de ingredientes e possibilidades de combinações — ressalta.
O cônsul da Itália no Rio, Mario Panaro, enfatiza que o evento gastronômico colabora para fortalecer as universidades de gastronomia e fomentar o turismo. Ele vai além e defende que a boa alimentação passa pelos costumes culturais e ajuda a ter uma vida saudável.
— O Brasil Sabor ajuda a veicular a mensagem de que gastronomia não é apenas uma boa mesa: é um fato cultural, é saúde, é estilo de vida — concluiu Panaro.