{mosimage}Fiel à tradição gastronômica italiana, Spadaccino é referência da cozinha bolonhesa em São Paulo
São Paulo – Uma das cozinhas mais populares no Brasil, a comida italiana sofre adaptações desde que chegou ao país, com resultados às vezes um tanto duvidosos. Se, para alguns, é necessário uma pizza de strogonoff para sentir arrepios, para a chef Paula Lazzarini um ravioli de mozzarella já causa esse efeito. Paula é dona do restaurante Spadaccino, que abriu em 1998 com o irmão Roberto Lazzarini. O restaurante reúne duas das maiores paixões de ambos: a gastronomia e a esgrima (daí o nome da casa, que significa “espadachim”). Paula competiu pela equipe brasileira de esgrima por mais de 30 anos e ainda está entre as primeiras do ranking feminino de espada. Também apaixonado pelo esporte, Roberto é o atleta com o maior número de títulos conquistados pela equipe do Brasil. Medalhas e troféus conquistados pelos irmãos em competições ao redor do mundo compõem a decoração do lugar, junto com fotos, trajes de esgrima, espadas e máscaras. A base do Spadaccino é a cozinha de Bolonha, cidade de origem da família Lazzarini. Os pais de Paula eram cantores de ópera e vieram para o Brasil pela primeira vez em 1951, para participar de uma temporada de ópera no Teatro Municipal de São Paulo. Continuaram voltando com frequência à cidade, onde finalmente se fixaram em 1961, com o nascimento de Roberto.
— Em Bolonha, a tradição gastronômica é muito forte. Qualquer jovem de 18 anos que come um tortelloni sabe como a massa foi feita — diz Paula. O cardápio do restaurante é composto de receitas de família e pratos pesquisados na Itália. Pães e grissinis são feitos na própria casa, onde também funciona uma rotisseria, que vende massas, molhos, carnes e antepastos. Há clientes que compram tortelli e ravioli para o mês todo. Além de trazer somente pratos típicos da Itália, o cardápio do Spadaccino é todo escrito em italiano, o que gera algumas críticas.
— Tem cliente que acha um exagero. Mas nossa ideia era criar um lugar onde a pessoa fosse transportada para a Itália por duas ou três horas. Mesmo que a pessoa não entenda o cardápio ou a indicação do banheiro, é uma experiência que ela teria se estivesse viajando — explica Paula, fazendo alusão às indicações do banheiro do restaurante, que trazem as palavras uomo e donna. Quem não entende italiano ou tem dúvidas sobre os pratos pode contar com a ajuda do garçom Gilberto Laconba. Descendente de italianos, Gilberto morou no país durante seis anos. Esse cuidado de trazer um pedaço da Itália ao Brasil chega ao extremo na hora de escolher os pratos servidos. Ao elaborar o cardápio do restaurante, Paula não quis incluir, por exemplo, o ravioli de mozzarella, prato comum em muitas cantinas brasileiras, porque não o reconhece como um prato típico italiano.
— Quis até ser um pouco ‘caxias’ nesse sentido e realmente seguir a tradição da cozinha italiana. Se a pessoa quiser comer um verdadeiro tortellini, ela sabe que no Spadaccino tem. Se quiser um tiramisù, é a mesma coisa.
Esse reconhecimento já foi alcançado pelo Spadaccino, que recebe até mesmo cartas com elogios de clientes, emolduradas e penduradas em uma parede próxima à entrada. Para a proprietária Paula, a melhor surpresa de todas é o carinho dos clientes. Ela afirma que é “muito gratificante em um domingo ver que até dois terços da clientela são compostos de frequentadores fiéis”.
Vitello Tonnato Rendimento: 10 porções.
Tempo de preparo: 2 horas.
Descrição: Carne de vitelo ao molho de atum e alcaparras.
Ingredientes: 1 peça de lagarto de novilho, 1 lata de atum, 3 filés de anchova, 1 cebola, 2 talos de salsão, 1 pimentão, 1 cenoura, 1 punhado de alcaparras, 200g de maionese, 100 ml de azeite, pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo: Bata a maionese em ponto firme. Em uma panela colocada em fogo forte, ponha a carne para selar, espalhando o azeite em todos os lados. Adicione a cebola, o salsão, o pimentão e a cenoura. Quando os legumes murcharem, adicione água até cobrir a carne. Abaixe o fogo e tampe a panela. Acrescente as anchovas picadas. Vire a peça de vez em quando, deixando cozinhar por cerca de uma hora. Deixe esfriar e corte em fatias finas. No molho da carne, adicione o atum, a maionese, as alcaparras e a pimenta. Se necessário, acrescente uma pitada de sal. Em uma travessa, coloque as fatias de carne em camadas e espalhe por cima o molho de maionese e alcaparras.
Spadaccino – Rua Mourato Coelho, 1267. Telefone: (11) 3032-8605.
Almoço de terça a sexta das 12h às 15h e domingo até 18h.
Jantar de segunda a quinta das 19h às 23h e às sextas até 1h. Aos sábados, a casa funciona direto, das 12h à 1h.