O presidente italiano, Giorgio Napolitano, participou na manhã de hoje na Praça Prampolini das celebrações por ocasião do 150º aniversário da unificação da Itália, que coincide com o aniversário da bandeira do país, comemorado todos os anos em Reggio Emilia.
Localizada no norte e capital da província homônima, Reggio Emilia é uma das cidades símbolo da unificação da Itália, onde a bandeira tricolor — nas cores branco, verde e vermelho — foi decretada pela primeira vez, em 7 de janeiro de 1797.
Hoje, além de participar do ato comemorativo, Napolitano se encontrará com autoridades locais e pronunciará um discurso.
À tarde, ele visitará o Museu Cervi di Gattatico, dedicado aos sete filhos de Alcide Cervi, cidadãos ativamente empenhados, junto ao pai, na luta partigiana, movimento de oposição ao fascismo surgido durante a Segunda Guerra Mundial, e na assistência aos prisioneiros soviéticos que fugiam dos centros de detenção. Eles foram mortos por fascista em 28 de dezembro de 1943.
Também estiveram presentes na festa o subsecretário do governo do país, Gianni Letta, e os prefeitos de três cidades que já foram capitais da Itália, Turim, Florença e Roma, Sergio Chiamparino, Matteo Renzi e Gianni Alemanno, respectivamente.
A Itália completará um século e meio de vida no próximo dia 17 de março, quando está prevista a maior das manifestações. Iniciados no último ano, eventos relacionados à data ocorrem durante todo o ano em todo o território.
Fonte: Ansa