O serviço de streaming norte-americano Netflix fechou um acordo com a Mediaset, a maior emissora comercial da Itália, para produzir filmes no país, informaram na terça-feira (8) as duas empresas, que tentam cortejar novos espectadores em um mercado competitivo.
Em um evento realizado em Roma para apresentar o acordo, a empresa por trás de séries de sucesso como “The Crown” e “Stranger Things” também anunciou que abrirá escritórios e pagará impostos na Itália – um afago às autoridades locais, que já perseguiram gigantes internacionais de tecnologia suspeitas de sonegação fiscal.
A parceria surge em um momento de concorrência acirrada no disputado mercado de televisão europeu, que vem sendo pressionado pela popularidade crescente de serviço de streaming on-demand como a Netflix.
O grupo de streaming, por sua vez, está fortalecendo ligações estratégicas na Europa para enfrentar uma onda de novos rivais, como a Disney e a Apple. No mês passado, ele assinou um acordo com o francês Canal+ para acrescentar assinaturas da Netflix aos seus pacotes de TV.
Conforme o acordo, a Netflix e a Mediaset, que é controlada pela família do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, cofinanciarão sete filmes rodados na Itália por cineastas independentes locais.
Os filmes serão disponibilizados pela Netflix em todo o mundo a partir do ano que vem. A Mediaset exibirá as produções com a marca Netflix em seus canais abertos na Itália 12 meses depois.
“Grandes histórias podem vir de qualquer lugar e ser amadas em todos os lugares”, disse o diretor-executivo da Netflix, Reed Hastings. (com dados da Reuters)