Comunità Italiana

No fim, peixe

O chef Angelo Neroni, idealizador deste “Sapori d’Italia”, prepara ceia natalina italiana para os leitores

Rio de Janeiro – Para comemorar a nossa 150ª edição, nada mais justo do que convidar um dos maiores conhecedores da gastronomia mediterrânea: Angelo Neroni. Ele, que inaugurou a nossa editoria Sapori d’Italia em junho de 1998, chegou ao Brasil nos anos 70 e daqui não saiu mais. No país, Neroni recebeu muitos prêmios e participou de inúmeros programas de televisão, divulgando com maestria a cozinha da Bota. Para os leitores de Comunità ele preparou uma ceia suculenta como sugestão para as festasde fim de ano. Entre os pratos estão um leitão desossado, pernilapresuntado artesanal e, claro, um peixe ao forno, que nãopoderia faltar já que ele é oriundo de Grottammare, provínciade Ascoli Piceno, na região de Marche.

Neroni é italiano, mas foi na Alemanha que ele se tornou adulto e teve interesse pela gastronomia. Antes de aprender a cozinhar, se tornou maitre e, depois, restaurant manager. Entre os lugares pelos quais passou está o restaurante do Castelo de Monrepos, em Ludwigsburg, um dos mais luxuosos do mundo. Com experiência e curiosidade decidiu abrir seu próprio restaurante,o Via Veneto, e chamou o melhor chef de sua cidade natal,que estaria disponível por três meses, para ensiná-lo a cozinhar.

— Eu, ingênuo, acreditava que em três meses conseguiria aprender tudo. É claro que aprendi, mas na prática — conta.

Chegou no Brasil em 1976, quando vendeu o Grottamare para um conterrâneo. Apesar de não conhecer o país e não falar português, Neroni veio para o Rio de Janeiro. Aqui, passou meses“aproveitando e gastando” até que resolveu voltar a trabalhar, “só para não ficar parado”. Em sua bagagem Neroni carreganomes de restaurantes que abriu pelo estado: Bella Blu, Don Pasquale, em Conceição de Jacareí, Nel Blu, o primeiro rodízio de massas do Rio, o Mediterrâneo são alguns deles.

Aos 63 anos, ele está à frente do recém-inaugurado Etrusco. A casa funciona onde era o restaurante Spacca Napoli, em Copacabana, o qual Neroni também ajudou a levantar. A escolha do nome é uma homenagem ao povo que viveu na península itálica na região ao sul do rio Arno e ao norte do Tibre, equivalente à atual Toscana, com partes no Lácio e na Úmbria.

O restaurante tem 70 lugares e toda a decoração — paredes vermelha e roxa, com cópias de pinturas etruscas, como umaparte da Tumba dos Leopardos — foi escolhida por Neroni. No primeiro quarteirão da praia, os clientes podem desfrutar de sabores incríveis em receitas de risoto com camarão e aspargos frescos ou rigattone ao molho de vitelo. Também são boas pedidas a carne assada com vinho acompanhada de pappardelle rustichee o linguado assado com camarão, batatascozidas e legumes no vapor. Para a sobremesa,sorvete feito na casa, nos sabores de amora, torrone, manga,framboesa, cupuaçu, creme de baunilha ou de chocolate belga.

{mosimage}A ceia preparada para os leitores de Comunità tambémpode ser degustada pelos comensais no dia 24 de dezembro:raviole di fagiano (recheados com polpa de faisão, creme de funghi e geleia de frutas do bosque), porchetta ascolana (leitão desossado, recheado com carnes variadas e temperos aromáticos, assado no vinho branco) e polenta grelhada. Para quem quiser aproveitar e fazer um dos pratos da ceia, o italiano apresenta o Peixe ao forno Neroni, o prato mais fácil de preparar.Presente para aqueles que apreciam a boa mesa.

Peixe ao forno Neroni
Ingredientes: 1 peixe de 1kg e ½ (Pargo, Badejo, Garopa,
Robalo); 2 tomates maduros; 2 batatas; 6 azeitonas pretas; 6
dentes de alho; 2 ramos de alecrim; ½ mole de salsa; ½ colher
de alcaparras; Azeite extravirgem; ½ copo de vinho branco;
½ copo de água; Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo: Numa assadeira, coloque metade dostemperos e a água. Com o peixe limpo, coloque dentro dele um pouco de alecrim, salsa, um dente de alho, sal, pimenta e azeite. Corte as batatas em gomos e os tomates em quatro partes. Ferva as batatas por cinco minutos, Coloque o vinho por cima do peixe, em volta dele, as batatas e os tomates.Fatie o restante do alho e coloque o restante dos temperos. Coloque o azeite em cima do peixe e das hortaliças. Tempere com sal e pimenta. Faça um corte longitudinal no peixe. Leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por 30 minutos.

Serviço: Rua Ferreira, 25
Copacabana – Rio de Janeiro – Tel: (21) 2513-2434