Comunità Italiana

Novas lideranças

Em um artigo, o New York Times elogiou o surgimento de novas lideranças na Itália. Segundo o jornal norte-americano, o aparecimento de nomes como o do atual premier, Enrico Letta, do vice-primeiro-ministro, Angelino Alfano, e principalmente do prefeito de Florença, Matteo Renzi, mostram que o país talvez esteja se encaminhando para um processo de mudança. O artigo foi publicado na quarta-feira (11).
    “Por todos os seus dramas, a política italiana sempre foi definida por aquilo que não acontece. O Parlamento permaneceu bloqueado durante anos, incapaz ou indisponível para criar as leis necessárias para reformar o seu sistema político e impulsionar uma economia estagnada há duas décadas”, afirma o periódico.
    De acordo com o diário, a ascensão do carismático Renzi, novo líder do Partido Democrático (PD), do qual Letta faz parte, deu uma balançada no cenário político da nação europeia e foi vista como um sinal positivo. “Ainda mais porque a Itália já tem um premier jovem, e na centro-direita está emergindo uma nova geração guiada por Alfano, que comandou a revolta contra Silvio Berlusconi”, diz o artigo. No entanto, o New York Times salienta que, entre tantos jovens, não se pode esquecer do presidente Giorgio Napolitano, definido como “a figura política mais respeitável da Itália”. (ANSA)